Ufes discute metas para os próximos cinco anos

11/03/2013 - 13:02  •  Atualizado 12/03/2013 13:36

Por Ana Paula Vieira e Thereza Marinho

O Seminário de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2013-2017 teve início na manhã desta segunda-feira (11), no auditório Manoel Vereza, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), com a participação da comunidade universitária, gestores da Ufes e autoridades.

O reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, discursou na abertura do evento. Para ele, a Universidade não pode ser um ente acadêmico isolado: “Este é um momento privilegiado de um debate necessário entre a universidade e a sociedade, para que ao fim possamos produzir o PDI. Este documento vai impulsionar o desenvolvimento da Ufes, com reflexos importantes para o Espírito Santo e o Brasil”, ressaltou.

O coordenador do Seminário, Aminthas Loureiro Júnior, explicou que o PDI é uma exigência dos órgãos de controle, mas também um processo fundamental para quem quer fazer um trabalho com eficiência.

Além do reitor, compuseram a mesa de abertura do evento a vice-reitora Maria Aparecida Santos Corrêa Barreto, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Maximiliam Mesquita, os deputados federais Iriny Lopes e Lelo Coimbra, o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) Manoel Pimenta e o diretor de Crédito e Fomento do Bandes Guilherme Pereira.

Também estiveram presentes o secretário estadual de Desenvolvimento Nery Vicente de Rossi e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, Thalmo de Paiva. Ao final da solenidade de abertura, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir os temas Ensino, Pesquisa, Extensão, Assistência e Gestão.

PDI

O objetivo geral do evento é definir e sistematizar a missão, o diagnóstico estratégico, a visão de futuro, os objetivos e projetos estratégicos da Universidade para os próximos cinco anos.

O PDI é a segunda etapa do processo de reestruturação do sistema de planejamento da Ufes, que começou nos dias 28 e 29 de junho de 2012, com o Seminário de Alinhamento de Gestão voltado para todas as unidades gestoras da universidade. Após a definição, no PDI, das macrometas para as grandes áreas estratégicas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Assistência e Gestão serão elaborados os Planos Setoriais para todas as unidades da universidade, fechando o ciclo de planejamento.