ForGrad termina com elaboração da Carta de Vitória

28/05/2013 - 17:52  •  Atualizado 29/05/2013 18:41

Por Hélio Marchioni

O Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sudeste (ForGrad Sudeste), evento preparatório para o ForGrad Nacional que acontece em agosto, no Recife, encerra suas atividades nesta terça-feira, 28, com a elaboração da Carta de Vitória. O documento traz propostas sobre os seguintes eixos temáticos: convergência entre educação presencial e a distância,  uso de novas tecnologias no ensino de graduação, democratização do acesso ao ensino superior, ensino básico e Universidade e Integração entre graduação e pós-graduação.

Integração entre graduação e pós-graduação foi o tema da conferência de abertura, dia 26, ministrada pelo presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pós-graduação (Foprop), Paulo César Duque Estrada. No dia 27, os debates trataram da Convergência entre educação presencial e a distância e Democratização do aceso ao Ensino Superior. No último dia do evento foi discutida a Interação entre Universidade e Ensino Médio. Também foi elaborada a Carta de Vitória e realizada a Plenária Final.

Para a vice-coordenadora do ForGrad Sudeste e Pró-Reitora de Graduação da Ufes, Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa, a grande preocupação do ForGrad é com a qualidade do Ensino Superior. Para ela, “todos os debates realizados aqui na Ufes, tiveram como objetivo discutir o tema central do ForGrad Nacional: Qualificação do Ensino Superior Brasileiro”.