Estudantes incentivam doação de sangue em trote solidário

20/05/2013 - 08:43  •  Atualizado 21/05/2013 09:11

Por Ana Carolina Sabino (*)

Com o objetivo de promover a solidariedade, a reflexão e a integração, alunos do Centro Acadêmico de Economia, em parceria com o Centro Acadêmico de Oceanografia, o Centro Acadêmico de Administração e o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), estão organizando o trote solidário, através da doação de sangue. A atividade acontecerá no dia 21 de maio, das 7 às 16 horas, no estacionamento do CCJE.

A iniciativa surgiu há dois anos, pelos estudantes de Economia da Ufes, na tentativa de inserir o Centro Acadêmico (CA) nas atividades da semana de calouros do curso. Professores, servidores, alunos de outros cursos, e a comunidade também podem participar. O projeto conta participação de em média de 60 doadores por semestre. Aqueles que desejarem, poderão se cadastrar para a doação de medula óssea.

Além da doação de sangue, haverá o trote ambiental, que visa expandir o conceito de economia verde. Os alunos plantarão árvores frutíferas da Mata Atlântica no entorno do CCJE, no próximo dia 18, das 10h às 11h. A programação contará também com o Café das Classes, que tem o intuito de inserir os calouros nos debates sociais e políticos.

Veja o que é necessário para a doação de sangue

Para se tornar um doador, é necessário ter entre 16 e 67 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis e aqueles com idade acima de 61,  devem ter feito sua primeira doação até 60 anos. É preciso pesar mais de 50 kg e não estar em jejum. O doador deve levar documento oficial de identidade com fotografia. Mais informações no site da Hemoes: http://www.saude.es.gov.br/default.asp?pagina=17307.

Mais informações sobre as atividades estão disponíveis na página do CA de economia no facebook: www.facebook.com/calecoufes?fref=ts.