Ufes anuncia cooperação técnica com municípios capixabas

12/04/2013 - 18:01  •  Atualizado 05/06/2018 10:46

Por Luiz Vital

O reitor Reinaldo Centoducatte anunciou nesta sexta-feira, 12, durante o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em Vitória, que a Ufes está trabalhando com projetos de protocolos para cooperação técnica com os municípios capixabas. Ele participou do evento promovido pelos governos Federal e Estadual, em que participaram o governador Renato Casagrande; a ministra-chefe da Secretaria das Relações Institucionais, Ideli Salvatti; o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; além de prefeitos capixabas, secretários e outras autoridades. Na ocasião, o reitor assegurou à ministra Ideli Salvatti que a Ufes participa da ação do Governo Federal que objetiva oferecer suporte às políticas públicas a serem desenvolvidas nos municípios.

Segundo o reitor, a Ufes pode oferecer inúmeras contribuições aos municípios capixabas, de acordo com as potencialidades regionais. Ele afirmou ainda que a universidade poderá ser uma parceira importante dos municípios na elaboração de projetos e planejamento de ações em diferentes áreas, como saúde, desenvolvimento social, educação, questões urbanas e agrárias, gestão, captação de recursos, entre outras ações.

O reitor observou que já manteve entendimentos com o prefeito Dalton Perin, presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), a quem colocou a universidade à disposição para a elaboração de projetos. "Vamos participar de encontros regionais e estadual dos prefeitos e, assim, incluir a universidade na agenda dos municípios capixabas. É uma parceria em que temos muitas possibilidades, com perspectivas de excelentes resultados”, ponderou.

O Encontro Estadual de Novos Prefeitos e Prefeitas foi uma iniciativa do Ministério de Relações Institucionais, com o objetivo de oferecer, por meio dos órgãos e instituições federais, cooperação técnica aos municípios, a fim de buscar maior resolutividade para as demandas regionais. O evento também buscou orientar as prefeituras sobre as relações institucionais com os órgãos federais, e sobre como ter acesso aos diversos programas federais para diferentes áreas.