Inscrições abertas para Graduação Sanduíche na Áustria, Bélgica, China, Finlândia e Irlanda

28/02/2013 - 11:01  •  Atualizado 14/03/2013 07:30

por Renan Chagas (*)

Os estudantes da Ufes que desejam adquirir experiência acadêmica fora do Brasil têm a oportunidade de se inscreverem para bolsas de graduação Sanduíche na Áustria, Bélgica, China, Finlândia e Irlanda, disponibilizadas pelo Programa Ciência Sem Fronteiras (CSF).

A seleção abrange 18 áreas de pesquisa, dentre elas Engenharias e demais áreas tecnológicas; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; e Computação e Tecnologias da Informação. As inscrições para a pré-seleção podem ser realizadas até o dia 6 de abril, por meio do preenchimento do formulário no site do Programa Ciência sem Fronteiras (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br).

O comprovante emitido no site deve ser entregue na Secretaria de Relações Internacionais, no Gabinete da Reitoria – Campus de Goiabeiras, para a validação da inscrição. O candidato também deve apresentar histórico escolar, comprovante de matrícula referente ao semestre letivo 2012/2, cópias simples da identidade e do CPF, certificado de realização ou comprovante de inscrição para o teste de proficiência do idioma exigido na chamada pública de interesse e cópia da página de identificação do passaporte.

A Graduação Sanduíche é uma modalidade de ensino superior onde o estudante realiza parte dos seus estudos em uma instituição estrangeira. Para participar, os candidatos precisam ter nacionalidade brasileira, estar regularmente matriculado na Ufes em curso relacionado às áreas exigidas no edital e ter cursado entre 20% e 90% da graduação.

A pré-seleção será realizada em apenas uma etapa, que consiste da verificação dos documentos entregues pelos candidatos para a avaliação. Todos os candidatos que atenderem às exigências deste Edital terão suas candidaturas homologadas pela Ufes junto ao CSF.

Ciência sem Fronteiras

O Programa Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O edital completo pode ser acessado na página da Secretaria de Relações Internacionais da Ufes: www.internacional.ufes.br.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionado por Ana Paula Vieira