Ufes recebe homenagem na abertura oficial da I Semana Estadual de Energia

01/04/2013 - 18:35  •  Atualizado 01/11/2022 09:25
Ufes recebe homenagem na abertura da I Semana de Energia

Por Luiz Vital

Na solenidade de abertura da 1ª Semana Estadual de Energia, realizada nesta segunda-feira (01), no Palácio Anchieta, a Ufes foi homenageada pelo conjunto de iniciativas acadêmicas visando ao estudo das questões energéticas, por meio dos seus diversos grupos e núcleos de pesquisa. Receberam as homenagens o reitor Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Maria Aparecida Barreto.

A Semana vai abordar o tema “Inovação, Competitividade e Sustentabilidade” e será realizada pelo Governo do Estado até a próxima quinta-feira (04).

A cerimônia foi presidida pelo governador Renato Casagrande, com a participação do vice-governador Givaldo Vieira, de secretários de Estado, prefeitos, representantes do setor público e privado em energia, de instituições de ensino e pesquisa, organizações não governamentais, entre outros.

O reitor Reinaldo Centoducatte destacou a importância da semana como uma oportunidade para se reunir diferentes segmentos no debate acerca de um tema fundamental. Segundo ele, a Ufes tem grande potencial para oferecer uma contribuição importante ao debate sobre as questões energéticas. “A Ufes participa como uma instituição que possui uma produção relevante nesta área, por meio de seus diversos pesquisadores”, salientou.

A vice-reitora Maria Aparecida Barreto afirmou que a Ufes possui diversas linhas de pesquisa sobre energia, em diferentes áreas e centros de ensino. “Nós articulamos os nossos diferentes grupos de pesquisa sobre energia, além da extensão universitária e, conjuntamente, definimos a nossa participação no evento, seja na Feira de Energia, como também no Fórum Capixaba de Energia”, ressaltou.

Também participaram da solenidade os pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, Neyval Costa Reis Junior; de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Maximilian Serguei Mesquita; os diretores do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Renato Costa Neto, e do Centro de Ensino Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Marcelo Suzart; além de pesquisadores de diversas áreas acadêmicas.

A 1ª Semana Estadual de Energia está sendo realizada no Centro de Convenções de Vitória pela Agência de Serviços Públicos de Energia (Aspe), cujo diretor-geral é o professor da Ufes Luiz Fernando Schettino. A Aspe é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento do Estado.