Ufes e sociedade se preparam para elaborar Plano de Desenvolvimento Institucional para a Universidade

04/03/2013 - 18:31  •  Atualizado 06/10/2020 11:04

Por Hélio Marchioni

A Ufes realizará nos dias 11 e 12 de março o Seminário de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2013-2017. O objetivo é definir e sistematizar a missão, o diagnóstico estratégico, a visão de futuro, os objetivos estratégicos e os projetos estratégicos da Universidade para os próximos cinco anos.

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e será realizado no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), das 8 às 19 horas. Cerca de 150 pessoas – representantes dos diversos segmentos da Ufes e da sociedade civil - participarão do seminário e vão compor o Conselho Estratégico do PDI.

Metas

O PDI é a segunda etapa do processo de reestruturação do sistema de planejamento da Ufes, que começou nos dias 28 e 29 de junho de 2012, com o Seminário de Alinhamento de Gestão voltado para todas as unidades gestoras da universidade. Após a definição, no PDI, das macrometas para as grandes áreas estratégicas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Assistência e Gestão serão elaborados os Planos Setoriais para todas as unidades da universidade, fechando o seu ciclo de planejamento.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Max Mesquita, destaca a importância da elaboração do PDI: “É de fundamental importância para a reformulação e o planejamento das ações da instituição diante das perspectivas e dos desafios sociais, ambientais, econômicos, tecnológicos e culturais que se anunciam para os próximos anos e a mobilização dos diversos atores da comunidade acadêmica e da sociedade civil permitirá a criação de um importante documento de gestão estratégica em consonância com os anseios da própria sociedade”.