Vice-reitora da Ufes recebe o prêmio Anna Nery 2017

09/11/2017 - 16:41  •  Atualizado 13/11/2017 16:28

A vice-reitora e professora do Departamento de Enfermagem da Ufes Ethel Maciel (de vestido vermelho, entre outras homenageadas) foi uma das contempladas com o prêmio Anna Nery 2017, na noite desta quarta-feira, 8, durante o 20º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). O maior evento científico anual da área da saúde da América Latina teve como cidade sede o Rio de Janeiro. O Congresso, que começou na segunda-feira (6) e segue até amanhã, 10, conta em sua programação com oficinas, minicursos, mesas-redondas, palestras, lançamentos de livros, apresentações de trabalhos e homenagens.

“O prêmio homenageia enfermeiras e enfermeiros que se destacaram em diversas áreas da saúde no Brasil. Esta homenagem representa para a Ufes e para o curso de Enfermagem o reconhecimento da qualidade das enfermeiras e enfermeiros que temos aqui no Espírito Santo. Para os estudantes de Enfermagem, ter alguém de seu curso com esse prêmio é muito importante e significativo”, comenta Ethel Maciel.

Organizado pelo Conselho Federal de Enfermagem em parceria com os Conselhos Regionais, o 20º CBCENF apresentou este ano o tema “Dimensões do Cuidado de Enfermagem: Interfaces nos Cenários da Prática Profissional” e se dividiu em três eixos temáticos: cuidado, tecnologia e inovação; trabalho, ética e legislação profissional; e políticas sociais, educação e gestão. O filósofo Leandro Karnal, o teólogo Leonardo Boff e o médico e cientista Dráuzio Varella estão entre os palestrantes convidados.

No segundo dia de programação do Congresso, os profissionais de Enfermagem reunidos no Congresso realizaram um ato público em defesa do Sistema Único de Saúde e do exercício da profissão. Cerca de mil pessoas pararam o trânsito em frente ao Riocentro para protestar contra o subfinanciamento dos serviços de saúde, a precarização da força de trabalho e os ataques ao livre exercício dos profissionais de Enfermagem. Os manifestantes também empunhavam faixas que destacavam o perigo da Emenda Constitucional 95/2016, que congela os gastos com saúde e educação por 20 anos.

Prêmio Anna Nery

Criado com o objetivo de prestar uma homenagem às personalidades que se destacam na profissão de Enfermagem, o Prêmio Anna Nery é entregue todos os anos durante o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCEnf). Anna Justina Ferreira Nery foi a primeira enfermeira do Brasil que dedicou anos de sua vida ao cuidado do outro. É considerada uma heroína brasileira e prestou serviços voluntários nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai.

Apesar da falta de condições, pouca higiene, falta de materiais e excesso de doentes, Anna Nery chamou a atenção, por sua dedicação ao trabalho como enfermeira. Em sua homenagem, a primeira escola oficial brasileira de enfermagem recebeu o seu nome em 1923. Em 1938, Getúlio Vargas assinou o Decreto n.º 2.956, que instituía o Dia do Enfermeiro, a ser celebrado a 12 de maio, devendo nesta data serem prestadas homenagens especiais à memória de Anna Nery, em todos os hospitais e escolas de enfermagem do País.

Em 2009, seu nome, Anna Justina Ferreira Nery, entrou ainda para o livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.

Texto: Lorraine Paixão (estagiária de Comunicação), com informações do Conselho Federal de Enfermagem