VestUfes 2015 vai ofertar 4.178 vagas em 77 cursos

25/09/2014 - 18:40  •  Atualizado 26/09/2014 18:12

Os candidatos ao VestUfes 2015 podem se inscrever até 27 de outubro para a disputa de 4.178 vagas em 77 cursos da Ufes. A taxa de R$ 80,00 pode ser paga em qualquer agência bancária até o dia 28 de outubro e o prazo para solicitar a isenção vai até 9 de outubro.

O edital de abertura das inscrições do VestUfes 2015 está publicado no site da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV): www.ccv.ufes.br. Para este processo seletivo, a novidade é a criação de oito novas vagas para o curso de Direito da Ufes, sendo quatro para o primeiro semestre e quatro para o segundo. A decisão amplia de 56 para 60 o número total de vagas ofertadas por semestre.

Em entrevista concedida à imprensa na tarde desta quinta-feira, 25 (foto), a coordenadora administrativa da CCV, Ana Cláudia Locateli, informou ainda que foram ampliadas de 26 para 50 as vagas no curso de Letras/Português (Noturno). Isso porque este ano não haverá a oferta de vagas para cursos de línguas neolatinas.

Inscrições

A inscrição para o VestUfes 2015 será feita exclusivamente pelo site e o interessado deve preencher o requerimento de inscrição e estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem). A CCV utilizará as notas das provas objetivas do Enem 2014 para a 1ª etapa do processo seletivo.

A 2ª etapa será realizada nos dias 14, 15 e 16 de dezembro. Todos os candidatos regularmente inscritos farão as provas da 2ª etapa do VestUfes 2015 e o resultado final está previsto para o dia 28 de janeiro.

No ato da inscrição o candidato deve escolher se vai concorrer ou não pela reserva de vagas que destina, no mínimo, 50% das vagas para aqueles que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública.

Durante a entrevista, a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Corassa, esclareceu dúvidas sobre o curso de Comunicação Social. Ela informou que a Ufes ainda aguarda a visita de uma comissão de avaliadores do Ministério da Educação para que a Universidade seja autorizada a realizar o vestibular para os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. No entanto, não haverá tempo hábil para que sejam ofertadas vagas no vestibular de dezembro.

Por Hélio Marchioni e Thereza Marinho, com foto de Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)