Vacinação contra sarampo começa nesta quarta-feira, 14, no campus de Goiabeiras

13/08/2019 - 19:06  •  Atualizado 15/08/2019 12:27

A Ufes, por meio da comissão Universidade Promotora de Saúde (UPS) e em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realiza, nos dias 14, 15 e 16 de agosto, vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral). A ação de imunização será realizada na Biblioteca Central do campus de Goiabeiras, das 9 às 17 horas nos dias 14 e 15, e das 12 às 19 horas no dia 16.

Todos os membros da comunidade universitária poderão ser vacinados, bastando apresentar o cartão de vacinação e um documento de identificação pessoal com foto.

“A vacina é a melhor forma de prevenção contra várias doenças, e nós estamos assistindo a um aumento muito significativo dos casos de sarampo no país. Esta ação é uma forma de integrarmos esse esforço de imunização da população que tem sido feito pelos governos e ampliarmos o acesso ao público universitário”, afirma a professora aposentada do Departamento de Enfermagem e membro da comissão da UPS na Ufes Leila Massaroni.

Novos casos

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Espírito Santo é território livre de sarampo há 19 anos. No entanto, com as confirmações de casos nos outros estados da região Sudeste neste ano – até julho foram 66 casos confirmados em São Paulo, 11 no Rio de Janeiro e quatro em Minas Gerais – a Secretaria intensificou, junto com as prefeituras, as medidas para evitar a reintrodução do vírus no estado capixaba.

Entre essas medidas, estão o aumento da cobertura vacinal, a identificação precoce de casos suspeitos, a capacitação de profissionais e a emissão de alertas epidemiológicos aos profissionais de saúde e demais grupos de risco.

A proteção contra o sarampo deve ser feita por meio da vacina tríplice viral em crianças aos 12 meses de idade e a vacina tetra viral (contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade.

Pessoas com idade entre 1 a 29 anos que não tenham comprovação de que foram vacinados na infância devem tomar duas doses da vacina tríplice viral; já pessoas entre 30 a 49 anos devem tomar uma dose. A vacinação está disponível para toda a população nas unidades de saúde dos 78 municípios do estado.

Texto: Thereza Marinho