Ufes vai criar um grupo de trabalho para estudar a inclusão dos surdos

15/01/2014 - 16:27  •  Atualizado 17/01/2014 09:22

Por Thereza Marinho

A Ufes vai criar um grupo de trabalho para estudar a inclusão dos surdos na Universidade. A iniciativa surgiu após uma reunião da vice-reitora Ethel Maciel com representantes do Movimento dos Surdos Capixabas, realizada nesta terça-feira, 14.

A criação do grupo, a ser formado por professores da Ufes, tradutores de Libras da Universidade e representantes do movimento, tem a proposta de dar um passo à frente na inclusão dos surdos em várias ações da Universidade, como em programas de pós-graduação e ações de extensão.

Para os surdos, a criação em 2013 e a abertura este ano do primeiro vestibular para o curso de graduação em Letras-Libras - Bacharelado em Tradução e Interpretação na Ufes foi um marco no processo de inclusão.

Procura

A iniciativa de oferecer o curso surgiu de uma experiência no ano passado, quando a Ufes ofereceu um curso experimental de Letras Libras/Língua Portuguesa, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. O curso teve uma grande procura e formou uma turma com 25 alunos.

O processo seletivo será realizado nos mesmos dias do VestUfes 2014, dias 19, 20 e 21 de janeiro. Setenta candidatos estarão na disputa pelas 30 vagas ofertadas.

Além da vice-reitora e de representantes do Movimento dos Surdos Capixabas, a reunião (foto) contou com a presença do diretor do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Renato Neto; da diretora Departamento de Assistência Estudantil, Jacqueline Silva; da chefe do Departamento de Línguas e Letras, Maria José Angeli de Paula; e de representantes da Pró-Reitoria de Graduação e do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (foto).