Ufes torna-se membro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa

30/09/2014 - 10:45  •  Atualizado 02/10/2014 17:40

Durante o XXIV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), realizado entre os dias 16 e 20 de setembro na cidade chinesa de Macau (foto), foi homologado o registro da Ufes como mais um membro integrante da entidade. Na ocasião, a Universidade foi representada pelo membro da Comissão Permanente de Internacionalização da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), professor Rodrigo Ribeiro Rodrigues.

“Enquanto membro da AULP, a Ufes poderá participar de editais da Associação e de colaborações com outras universidades de língua portuguesa na Europa, África e Ásia.  Assim, nossos docentes e discentes poderão realizar intercâmbio acadêmico e científico com as diversas instituições associadas. Paralelamente, por meio da entidade, teremos a oportunidade de colaborar com instituições da África e Ásia que estejam interessadas em parcerias”, explica o professor.

A Associação conta com mais de 140 membros dos sete países que têm o português como língua oficial: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. Instituições de Macau também participam da AULP. O Brasil participa com mais de 50 universidades.

“A adesão da Ufes a uma entidade tão representativa como a AULP é muito importante, pois reafirma a nossa política institucional de buscar a internacionalização de ações no âmbito acadêmico”, ressalta o reitor Reinaldo Centoducatte.

Por Letícia Nassar