Ufes terá 30 cursos avaliados no Enade 2019

16/10/2019 - 16:39  •  Atualizado 18/10/2019 12:29

A edição 2019 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avaliará 30 cursos distribuídos entre os quatro campi da Ufes (clique aqui para ver a lista de cursos). Ao todo, 1.476 estudantes concluintes estão inscritos para a realização da prova, que tem como objetivo avaliar o desempenho estudantil, bem como a impressão que os alunos têm de sua própria instituição de ensino. Os estudantes podem consultar se estão inscritos para o exame no site enade.ufes.br, utilizando o número do CPF.

Esta e outras matérias estão publicadas na Edição 548 do Informa. Clique aqui para ler a edição na íntegra.

O Enade será realizado no dia 24 de novembro. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, com início da aplicação do exame às 13h30. Porém, o coordenador de Avaliação Institucional da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) da Ufes, Fernando Monteiro, ressalta que, antes da prova, há outra etapa obrigatória: o preenchimento do Questionário do Estudante, o qual deve ser realizado no site oficial do exame (enade.inep.gov.br) até o dia 21 de novembro.

Segundo a secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni, a participação do aluno nessa etapa é de extrema importância: “Os estudantes respondem sobre questões ligadas à instituição, incluindo fatores como a pedagogia, os docentes, os processos de ensino”, destaca.

O exame é componente curricular obrigatório para a conclusão de curso; se o estudante estiver inscrito e não realizar a prova, por determinação legal, não pode colar grau. Leila Massaroni comenta ainda a relevância do Enade como ferramenta de avaliação: “Esse é um dos instrumentos que temos para qualificar a formação que os cursos desenvolvem”.

Capacitação

A Seavin realiza uma série de ações para informar sobre o Enade. Uma delas é o curso para estudantes inscritos como concluintes, na modalidade a distância. Os interessados podem acessá-lo pelo site enade.ufes.br. Ao final, o  participante recebe certificado de 20 horas.

Além do curso, a Secretaria promoverá seminários sobre o exame em todos os campi da Ufes. Confira abaixo a programação:

Campus de Alegre

23/10 - Palestra das 18h30 às 20h30