Ufes terá centro de ensino e pesquisa sobre desastres naturais

16/05/2014 - 15:59  •  Atualizado 19/05/2014 16:56

Por Cinthia Pimentel, com foto de Rafaela Laiola (*)

A Ufes, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado, vai criar o Centro Universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre Desastres Naturais. O anúncio foi feito durante o I Seminário “Chuvas no Espírito Santo: compreensão, prevenção e enfrentamento”, realizado nos dias 13 e 15 de maio no plenário da Assembleia Legislativa e no Cine Metrópolis.

A criação do centro foi aprovada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, e vai possibilitar um estudo permanente sobre o tema.

A pró-reitora de Extensão da Ufes, Angélica Espinosa, explica que o Centro surge como continuação do projeto “Ufes Solidária“, que foi realizado pela Universidade durante o período de fortes chuvas que assolaram o Estado no final de 2013. Ele vai abranger diversas áreas de conhecimento, reunindo diversos cursos da Universidade, a fim de apoiar o Estado no enfrentamento de desastres.

“No Centro também serão promovidas capacitações para preparar as equipes das áreas social, de saúde e de defesa civil, para estarem prontas para lidarem com os desastres naturais. O centro vai ser o principal canal do governo do Estado para desenvolver pesquisas e buscar soluções para o tema”, afirma a pró-reitora.

Nos próximos dias, será criada uma comissão que vai gerenciar os trabalhos do Centro.

Propostas

O seminário “Chuvas no Espírito Santo: compreensão, prevenção e enfrentamento” contou com a participação de cerca de mil pessoas e discutiu propostas para minimizarem os estragos causados pelas fortes chuvas no Espírito Santo.

Na quinta-feira, 15, participaram do seminário a vice-reitora Ethel Maciel, acompanhada da aluna do curso de Nutrição, Lauriete Silva, que representaram a Ufes na mesa que discutiu o tema “ Socorro e resposta: Governo, instituições e sociedade” , moderada pelo ouvidor do Diretório Central dos Estudantes, Weslley Vitor.

O evento foi o primeiro no Estado que promoveu discussões em torno dos temas de desastres naturais e visa promover políticas de prevenção e enfrentamento nos municípios.

(*) Bolsistas de projetos de Comunicação, supervisionadas por Thereza Marinho