Ufes sedia reunião do Fórum de Gestores Federais do Espírito Santo

23/04/2015 - 16:59  •  Atualizado 24/04/2015 15:50

A Ufes sediou na tarde desta quinta-feira, 23, a reunião do Fórum de Gestores Federais do Espírito Santo, realizada na sala de sessões dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria. A reunião contou com a presença de representantes de instituições federais, além da vice-reitora da Ufes Ethel Maciel, do chefe de gabinete da Reitoria Edebrande Cavalieri, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Anilton Sales, e do pró-reitor de Administração, Eustáquio de Castro.

Com base na Portaria nº 08 de 27 de fevereiro de 2013, os Fóruns de Gestores Federais dos Estados têm por objetivo compartilhar experiências, articular e promover ações conjuntas, criando maior intersetorialidade entre os órgãos federais.

Para o diretor regional da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) e coordenador do fórum no Espírito Santo, Rafael Fiorio, o debate pretende articular os projetos e ações do Governo Federal, evitando o retrabalho e a divergência de diretrizes.

“A pauta desta reunião foi definir e organizar um grande workshop para que todos os órgãos federais sediados no Estado possam apresentar seus projetos e seu planejamento para os próximos quatro anos. Com isso, além de articular as ações, queremos mostrar para a sociedade capixaba os resultados do nosso trabalho”, destacou ele.

A vice-reitora Ethel Maciel ressaltou o papel da Ufes: “Em virtude da nossa diversidade, a Universidade possui interface com todos os órgãos federais aqui no Estado e, por isso, é uma honra sediar esse Fórum. O compartilhamento de soluções e a oferta de ajuda mútua fortalecerão todas as instituições aqui presentes”.

Sistema

A Portaria de criação do Fórum cumpre com o que diz o Decreto nº 6.005, de 28 de dezembro de 2006, que instituiu o Sistema de Assessoramento para Assuntos Federativos – SASF. Esse sistema pretende atender às necessidades de assessoramento e informação da Presidência da República, dos ministros de Estado e dos demais dirigentes de órgãos e entidades da Administração Pública Federal, quanto às atividades desempenhadas que envolvam interesses dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, além de coordenar e promover o intercâmbio de informações entre o Governo Federal e os demais entes federativos.

Entre as instituições participantes do Fórum no Espírito Santo estão a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a  Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Caixa Econômica Federal, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Texto: Hélio Marchioni
Foto: Maria Luiza Silva (bolsista de projeto de Comunicação)