Ufes sedia nesta quinta, 8, o IV Encontro do Fórum de Gestores de Educação Especial

Consolidar a integração entre a Ufes e as redes de ensino por meio de ações de extensão e pesquisa, visando possibilitar a construção de processos de formação continuada para o atendimento das demandas de gestores da educação especial. Com esse objetivo, será lançado nesta quinta-feira, 8, no auditório do Centro de Educação da Ufes, no campus de Goiabeiras, o curso de extensão Formação em Políticas, Gestão e Financiamento da Educação Especial. Paralelamente, será realizado o IV Encontro do Fórum de Gestores de Educação Especial, promovido por meio da parceria entre grupos de pesquisa da Ufes e o Fórum de Gestores de Educação Especial do Espírito Santo.

De acordo com o professor e coordenador do curso, Douglas Christian Ferrari de Melo, o curso é parte do conjunto de ações extensionistas do projeto Formação Continuada de Profissionais no Estado do Espírito Santo: Processos Constituídos pela Gestão em Educação Especial, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-ação e gestão em Educação Especial (Grufopees), que atua desde 2013 junto aos gestores públicos de educação especial. “Em 2018, com a criação do Fórum de Gestores de Educação Especial do Espírito Santo, os debates sobre política e financiamento da educação especial tornaram-se uma das principais inquietações dos gestores”, ressalta Ferrari.

Segundo ele, o curso é uma ação articulada entre três grupos de pesquisa: Grufopees; Grupo de Pesquisa e estudo em deficiência e cão-guia (GEPDV+cão-guia); e Grupo de Pesquisa da Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Especial; e também visa apoiar as ações do fórum e colaborar com elas. De acordo com o professor, o curso se fundamenta na perspectiva de formação continuada pela via da pesquisa-ação colaborativo-crítica.

Fórum

Em julho de 2018, no contexto de políticas propostas para a modalidade de educação especial na perspectiva inclusiva, no Brasil e no Espírito Santo, foi realizada a Conferência Livre Direito a Educação CAQI/CAQ, PNE, SNE e novo Fundeb: os impactos das políticas educacionais atuais – educação especial, como desdobramento da Conferência Nacional Popular de Educação no estado.

Durante a conferência, um grupo de gestores de educação especial das redes municipais de ensino apresentou proposta de criação do Fórum de Gestores de Educação Especial do Espírito Santo, com o objetivo de articular políticas específicas entre as redes de ensino, fortalecer a gestão da modalidade pela via da formação continuada e constituir movimentos de resistência contra as atuais políticas de inclusão das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Conheça a programação do encontro:

8h-9h – Credenciamento 

9h-9h30 – Lanche compartilhado

9h30-10h – Mesa de abertura Diálogos Iniciais, com representantes da Pró-Reitoria de Extensão; do Centro de Educação; do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial da Ufes; do Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial (Grufopees) e da Secretaria de Educação de Vitória

10h-12h – Mesa-redonda A Gestão de Educação Especial no ES: Trajetórias e Perspectivas, com os professores Eldimar Caetano, Joziane Buss e Patrick Kuster (mediador)

14h – Mesa-redonda A Educação Especial em foco: Políticas e Contextos Nacional e Local, com os professores Rosângela Prieto, Douglas Ferrari e Marileide França (mediadora) 

Mais informações pelo e-mail educacaoespecialufes [at] gmail.com.

Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.