Ufes sedia III Seminário Nacional de Educação Especial

21/07/2014 - 09:21  •  Atualizado 23/07/2014 17:54
Compartilhe

A Ufes espera receber cerca de mil profissionais entre os dias 23 e 25 de setembro no III Seminário Nacional de Educação Especial e XIV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, para discutir o tema “Educação Especial e Política Educacional: Acessibilidade, Atendimento Educacional Especializado e Práticas de Inclusão”. As inscrições e a programação do evento estão disponíveis no endereço http://www.forumcapixaba-ei.com.br/.

Serão debatidos assuntos como direito à educação do público-alvo da educação especial, avaliação institucional das salas de recursos multifuncionais, políticas de acesso, permanência e qualidade social, tecnologia assistiva, formação de professores na perspectiva da educação inclusiva, currículo, práticas e avaliação da aprendizagem no contexto da escola, entre outros.

A programação conta com cerca de 40 convidados entre brasileiros e estrangeiros de países como Portugal e México. O professor da UFMG Carlos Roberto Jamil Cury é presença confirmada na abertura do evento e vai proferir palestra junto com a professora da Ufes Denise Meyrelles de Jesus.

Os eventos têm o objetivo de socializar e debater a produção de conhecimento sobre educação especial, destacando o compromisso público e político com a educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos público- alvo da educação especial e com a formação e as práticas pedagógicas de professores. “Nossa expectativa é a de que esse evento colabore com a construção da história da Educação e da Educação Especial na perspec tiva da inclusão de crianças, jovens, adolescentes e adultos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades nos diferentes níveis e modalidades de ensino”, explica a professora Sonia Lopes Victor, presidente do Fórum Permanente de Educação Inclusiva.

O evento é organizado pelo Fórum Permanente de Educação Inclusiva do Estado do Espírito Santo (FPEI-ES) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (Neesp), ambos do Centro de Educação (CE) da Ufes.

Por Ana Paula Vieira, com informações de Rejane Gandini Fialho, do PPGE. Foto: Larissy Alves Cotonhoto