Ufes sedia Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sudeste

Por Hélio Marchioni

Cerca de 50 pró-reitores de Graduação de instituições federais de ensino da Região Sudeste estarão em Vitória a partir de domingo (26) para participar do Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sudeste (ForGrad Sudeste), que acontecerá no auditório do Centro de Ciências Exatas da Ufes, em Goiabeiras, até o dia 28 de maio.

O principal objetivo é debater a qualidade do ensino superior no Brasil e elaborar a Carta de Vitória, um documento com propostas sobre eixos temáticos como: convergência entre educação presencial e à distância, o uso de novas tecnologias no ensino de graduação e a democratização do acesso ao ensino superior, entre outros. O ForGrad Sudeste é um evento preparatório para o ForGrad Nacional, a ser realizado em agosto, no Recife.

A coordenadora do ForGrad Sudeste e coordenadora central de Graduação da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, Daniela Vargas, destaca a importância deste momento para as instituições: “Nós estamos lidando com o novo aluno que está chegando ao ensino superior. Cada vez mais ele é oriundo de classes populares ou é da geração milênio, que domina as novas tecnologias da informação e da comunicação. E a universidade precisa compreender essa nova geração”.

Participações

Um dos destaques do evento é a participação da professora Lená Medeiros de Menezes, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), a primeira universidade do país a criar um sistema de cotas em processos seletivos para ingresso em seus cursos de graduação. Também estarão presentes o presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação do Brasil, Paulo César Duque Estrada, que fará a conferência de abertura; e a presidente do Fórum de Pró-Reitores de Graduação, Ana Maria Santos Cabral, da Universidade Federal de Pernambuco.

O ForGrad é um fórum que engloba instituições de todas as naturezas jurídicas: federal, estadual, municipal e privada e o ForGrad Sudeste tem representantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. O evento é gratuito e aberto ao público.

Para mais informações, inscrição e programação acesse: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/forgradsudeste2013/.