Ufes sedia encontro regional de educação a distância a partir desta terça

28/10/2013 - 21:18  •  Atualizado 30/10/2013 10:49

Por Luiz Vital

A Ufes sedia nesta terça e quarta-feira, dias 29 e 30 de outubro, o Encontro Regional de Coordenadores de Polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com o tema “Desafios X Possibilidades”, o evento reunirá coordenadores de educação superior na modalidade a distância dos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Os participantes debaterão questões como a gestão pedagógica, tecnológica e administrativa dos polos UAB, além da troca de experiências entre os profissionais dos três Estados. Ao final serão eleitos os representantes da região para o encontro nacional.

Além dos coordenadores, participarão também os mantenedores – estados e municípios – e representantes das instituições públicas de ensino superior que integram o sistema UAB. De acordo com a diretora administrativa do Núcleo de Educação Aberta e a Distância (Ne@ad) da Ufes, professora Maria José Campos Rodrigues, o encontro deverá reunir cerca de 200 representantes dos três Estados, e debater aspectos relacionados à gestão, tecnologia, recursos humanos, comunicação, modelos pedagógicos, entre outros relacionados à modalidade de ensino.

O reitor Reinaldo Centoducatte presidirá a sessão de abertura, que será realizada às 8h30, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras, Vitória. Também participará da mesa de abertura o diretor de educação a distância da Capes, João Carlos Teatini de Souza Clímaco. A UAB é mantida pela Capes e funciona em parceria com estados, municípios e instituições públicas de ensino. A Ufes integra o sistema UAB e é uma das universidades pioneiras no Brasil na oferta de cursos de graduação e especialização na modalidade a distância.