Ufes renova acordo para ampliar atendimento no Centro de Línguas

03/05/2016 - 07:40  •  Atualizado 03/05/2016 18:03

A Universidade Federal do Espírito Santo e o Ministério Público Federal assinam nesta terça-feira, às 16 horas, a renovação do acordo que visa ampliar a possibilidade de acesso de estudantes de escolas públicas ao Centro de Línguas. A principal mudança é quanto ao critério de referência do que era considerado como "carência econômica".

O acordo anterior era de 1997, e priorizava o acesso a ex-alunos de escolas públicas com renda familiar inferior a oito salários mínimos. Na época do primeiro acordo, o valor da semestralidade (R$ 161,00) representava 134% de um salário mínimo (R$ 120,00); sendo que atualmente a semestralidade de R$ 460,00 representa 52% do salário mínimo nacional.

Segundo o coordenador do Centro de Línguas Igor Castilho Porsette, a adequação é necessária devido às recentes ações do governo federal para o incremento do acesso ao ensino superior de estudantes de baixa renda e ao aumento do ganho real atribuído aos salários. Para ele, uma família com renda familiar de até oito salários mínimos não pode ser mais considerada em situação de carência econômica, como era em 1997.

Atualmente, o Centro de Línguas conta com cerca de 5.500 estudantes, sendo que 10% das vagas são destinadas gratuitamente para estudantes da Ufes bolsistas de programas de pós-graduação, de iniciação científica e de projetos de extensão, e mais 10% para os cadastrados nos programas de assistência estudantil.

Pelo antigo acordo de 1997, as matrículas no Centro de Línguas priorizavam os primeiros 15 dias do período de inscrições para estudantes da Ufes, estudantes da rede pública e ex-alunos de escolas públicas com renda familiar inferior a oito salários mínimos. Já o novo texto do acordo prevê a prioridade nos primeiros sete dias de matrículas para:

- Estudantes de graduação e pós-graduação da Ufes e de outras instituições públicas de ensino superior;

- Estudantes de ensino fundamental e médio da rede pública; e

- Estudantes de nível superior de instituições privadas, desde que beneficiados por bolsas de 100% de programas sociais dos governos federal, estadual ou municipais.

Após este prazo inicial, as demais vagas não preenchidas serão oferecidas a qualquer interessado, independentemente de situação econômica.

Outra mudança do novo acordo é que para atender à necessidade da prática de ensino dos estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade, será assegurado que ao menos 70% das turmas de Inglês serão de responsabilidade de professores estagiários. Isso possibilitará o aumento na oferta de turmas.

Os cursos oferecidos atualmente pelo Centro de Línguas da Ufes à comunidade são de Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano e Português para Estrangeiros.