Ufes receberá mais de R$ 2 milhões do Programa Pró-Equipamentos

28/08/2013 - 08:41  •  Atualizado 29/08/2013 09:27
Compartilhe

Por Hélio Marchioni

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou integralmente a proposta da Ufes para o Programa Pró-Equipamentos. Com isso, a Universidade vai receber mais de 2 milhões de reais para aquisição de equipamentos multiusuários destinados aos laboratórios de pesquisa dos programas de pós-graduação.

O objetivo da Capes é apoiar propostas que visem melhorar a estrutura da pesquisa científica dos programas de pós-graduação das instituições públicas de ensino superior de todo o país.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Neyval Reis, o dinheiro será usado para compra de equipamentos de médio porte que podem atender a um ou mais grupos de pesquisa. Na lista de compras estão um ultra-freezer que pode chegar a uma temperatura de 86 graus negativos e uma impressora 3D.

“O coordenador de cada programa de pós-graduação enviou para a PRPPG uma lista de equipamentos. A PRPPG montou a proposta que foi enviada para a Capes, discriminando a lista com todos os equipamentos solicitados, como serão utilizados, quais pesquisadores serão beneficiados, qual o impacto gerado para o programa, entre outras informações. Em todas as editais que a Ufes participou a proposta foi aprovada integralmente”, explica o pró-reitor.