Ufes recebe a visita de Otto Lesch, referência mundial em dependência química

04/08/2017 - 17:25  •  Atualizado 08/08/2017 19:08

Nos dias 7 e 8 de agosto, a Ufes vai receber a visita do professor de Psiquiatria e Neurologia da Universidade Médica de Viena (Áustria), Otto Michael Lesch, presidente da Sociedade Austríaca de Medicina da Dependência e chefe do Grupo de Investigação de Medicina da Dependência da Universidade Médica de Viena.

Lesch é autor de vários estudos internacionais sobre a dependência química e já organizou diversos ensaios clínicos e pesquisas sobre a dependência do álcool e do tabaco, além de ter publicado sete livros em diferentes línguas.

O pesquisador também é responsável pela elaboração da “Tipologia de Lesch”, usada para categorizar pacientes com dependência de álcool em quatro subgrupos. Essa classificação facilita no tratamento dos pacientes e foi incorporada na rotina do ambulatorial do Programa de Atendimento ao Alcoolista (PAA) do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam/Ufes).

No dia 7, o médico fará uma visita ao PAA, ao Centro de Processamento de Imagens do Hucam e ao Laboratório de Ciências Cognitivas e Neuropsicofarmacologia (LCCNPF) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cognitivas (PPGCF).  Na manhã do dia 8, no auditório Rosa Maria Paranhos, localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Maruípe, Lesch fará duas palestras e ministrará um mini-simpósio  sobre “Tratamento das Desordens do Uso de Drogas” (veja programação abaixo).

Reconhecimento

A visita à Ufes ocorre por interesse do próprio médico, que objetiva conhecer os trabalhos e os tratamentos desenvolvidos pela Universidade sobre dependência química, reconhecimentos internacionalmente.

“Durante os eventos, faremos uma apresentação dos principais resultados das pesquisas clínicas e dos estudos conduzidos no ambulatório de alcoolismo do Hucam. Teremos reuniões para discutir nossos projetos de pesquisa e os novos desafios no combate à dependência química. A visita do psiquiatra  Otto Lesch representa um avanço muito significativo em nossos projetos,” ressalta a professora Ester Nakamura Palácios, coordenadora do Laboratório de Ciências Cognitivas e Neuropsicofarmacologia do PPGCF e do Centro de Processamento de Imagens do Hucam/Ufes.

Otto Michael Lesch também é presidente da Sociedade Austríaca de Medicina da Dependência e chefe do Grupo de Investigação de Medicina da Dependência da Universidade Médica de Viena. É autor de mais de 300 publicações em revistas internacionais e sete livros em diferentes línguas.

O evento está aberto a toda comunidade e o cadastro poderá realizado no local do evento. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3335.7337 e 3335.7330 ou pelo e-mail: emnpalacios@gmail.com.

Confira a programação:

- 8h30h – Palestra: Alcoolismo: Tipologia de Lesch (Lesch Alcoholism Typology) - Dr. Otto Michael Lesch.

- 9h30 h – Palestra - Padrões Internacionais para o Tratamento das Desordens do Uso de Drogas (International Standards for the Treatment of Drug Use Disorders) - Dr. Otto Michael Lesch. O trabalho foi publicado em março de 2016 pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - UNODC (United Nations Office on Drugs and Crime) e Organização Mundial da Saúde - WHO (World Health Organization) para dar suporte aos Estados Membros no desenvolvimento e expansão de serviços de tratamento que oferecem tratamento efetivo e ético.

- 10h30 – Intervalo

- 10h50 – Apresentação do Programa de Atendimento ao Alcoolista do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes da Ufes (Hucam/Ufes): Tipologia de Lesch (Program for the Alcoholic Assistance from University Hospital Cassiano Antônio de Moraes - UFES: Lesch’s Typology) – Dr. Maria da Penha Zago-Gomes (Coordenadora do Programa de Atendimento ao Alcoolista PAA).

- 11h30 – Palestra: Estimulação Cerebral por Corrente Contínua (ETCC) no Tratamento das Desordens do Uso de Drogas (transcranial Direct Current Stimulation - tDCS in the Treatment of Drug Use Disorders) – Dr. Ester Miyuki Nakamura-Palacios, Laboratório de Ciências Cognitivas e Neuropsicofarmacologia – PPGCF/Ufes)

- 12h15 - Almoço

À tarde - Reuniões para discussão de projetos de pesquisa