Ufes recebe calouros do primeiro semestre de 2017

15/03/2017 - 16:56  •  Atualizado 16/03/2017 16:40

Depois de muito estudo, ansiedade e meses de espera, finalmente chegou a hora dos estudantes aprovados no processo seletivo Sisu/Ufes ingressarem na Universidade. A primeira atividade de recepção aos calouros do 1º semestre de 2017 foi realizada nesta quarta-feira, 15, no campus de Goiabeiras, onde centenas de estudantes se reuniram no Teatro Universitário.

Veja a galeria de fotos na página na Ufes no Facebook

Durante a solenidade, os estudantes foram recepcionados pelo reitor Reinaldo Centoducatte e pela vice-reitora Ethel Maciel (foto), que deram as boas-vindas aos calouros e falaram sobre essa nova etapa da vida.

Veja a mensagem de boas-vindas do reitor da Ufes

Depois, os estudantes foram apresentados aos trabalhos desenvolvidos pelas pró-reitorias de Graduação, Assistência Estudantil e Cidadania, e Extensão, além de conhecerem membros da direção do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O professor do Centro de Educação, Gustavo Forde, proferiu uma palestra sobre “Juventude, pluralidade e alteridade”, na qual destacou a importância de respeitar o outro e romper com preconceitos.

“A universidade é o espaço de pluralidade, assim como é a nossa sociedade. Muitas vezes as diferenças são utilizadas como justificativa para hostilizar o outro. Mas a diferença é uma condição da espécie humana. Ela não deve ser utilizada como justificativa para a hostilidade. O convite que eu quero fazer a cada um de vocês é de viver uma experiência universitária bem sucedida, o que significa romper com preconceitos. A universidade deve ser uma comunidade de alteridades, onde somos capazes de nos colocar no lugar do outro, de dialogar com o outro”, afirmou.

A recepção foi encerrada com uma apresentação da banda Som Uni, do campus de São Mateus.

Agenda

A programação de recepção aos calouros continua nesta quinta-feira, 16, para os estudantes do campus de Maruípe. As atividades serão realizadas a partir das 8 horas, no auditório Rosa Maria Paranhos, no Centro de Ciências da Saúde.

No interior, as atividades ocorrerão no dia 27 de março no campus de São Mateus, e no dia 30 em Alegre, a partir das 14 horas nos dois campi.

As aulas em todos os campi terão início no dia 27 de março.

Conheça a história de alguns estudantes que estão ingressando na Ufes:

Catherine está empolgada para ingressar no curso de Arquitetura

Vinícius veio de Guarapari para estudar História

Em sua primeira tentativa, Letícia é aprovada em Direito