Ufes realiza workshop sobre redução de risco de desastres

12/06/2018 - 18:05  •  Atualizado 20/06/2018 10:21
Compartilhe

A Ufes realizou nessa terça-feira, 12, um workshop para discutir uma estratégia da Universidade para integrar as metas do Marco de Ação de Sendai 2015 – 2030 para a gestão de riscos e respostas a desastres no contexto de pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos acadêmicos.

O workshop Ação para a Redução de Risco de Desastres foi realizado durante o dia no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (Labpetro) e contou com a presença da vice-reitora Ethel Maciel (foto); do comandante geral do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, coronel Carlos Marcelo D'Isep Costa; e do diretor presidente da Fapes, José Antonio Bof Buffon; além de professores e pesquisadores.

O objetivo do workshop foi reunir iniciativas de pesquisa e extensão desenvolvidas pelos diversos grupos de trabalhos da Ufes, aos objetivos da gestão de redução de risco de desastres. Outra proposta é a composição de um conselho científico para o Centro de Pesquisa de Desastres Naturais do Espírito Santo (Cepedes) na Ufes.

Marco 2015-2030

Estabelecido durante a 3ª Conferência das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres, realizada em março de 2015 em Sendai, no Japão, o Marco para a Redução de Riscos de Desastres 2015-2030 é um plano global de prevenção de desastres até 2030, que tem o objetivo de reduzir significativamente a quantidade de mortes, destruições e deslocamentos causados por desastres naturais. 

A conferência contou com a representação de 187 países, que se comprometeram a reforçar o apoio às nações em desenvolvimento propensas aos desastres e reafirmaram a necessidade de antecipar, planejar e reduzir riscos, protegendo pessoas, comunidades e países de forma mais efetiva.


Texto: Thereza Marinho
Foto: Hélio Marchioni