Ufes presente na inauguração do 1º Laboratório de Ensino Flutuante do Brasil

30/08/2017 - 13:25  •  Atualizado 31/08/2017 11:59
O reitor Reinaldo Centoducatte participa nesta quarta-feira, 30, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), da cerimônia de inauguração do primeiro Laboratório de Ensino Flutuante do Brasil, o navio Ciências do Mar I. A solenidade será realizada às 15 horas, no Porto Histórico do Rio Grande, Rio Grande do Sul.

O navio é o primeiro de quatro que servirão de Laboratório de Ensino Flutuante, aumentando a experiência embarcada de estudantes e a execução de estudos e pesquisas ligadas às Ciências do Mar, em quatro regiões do Brasil. As embarcações padronizadas vão atender às universidades que possuem cursos na área de Ciências do Mar, incluindo a Ufes. Os demais navios, ainda em processo de construção, estarão sob administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Estrutura

Com 32m de comprimento total e 7,85m de boca, a embarcação é equipada com dois motores de 450 BHP de potência, cada um, de fabricação nacional. Atinge uma velocidade máxima de 11,4 nós, podendo manter uma velocidade de cruzeiro de 10 nós, com grande economia de combustível.

A embarcação dispõe de dois laboratórios e diversos instrumentos científicos, com receptores instalados em carenagens no fundo do casco, para investigar as camadas submersas do oceano e o leito marinho. É equipada com cinco guinchos e um guindaste, de capacidades diferentes, destinados a lançar e recolher coletores de amostras e efetuar operações de pesca.

O navio tem camarotes com capacidade total para o pernoite de 18 alunos e professores, além de acomodações para oito tripulantes. Possui amplo refeitório e uma sala de estar que podem ser utilizados para ministrar aulas e palestras. O passadiço (ponte de comando) é espaçoso, com visão a toda volta. A embarcação dispõe também de um segundo comando independente, voltado para o convés à ré, de onde pode ser totalmente comandada durante as operações que envolvam a utilização dos guinchos, ou na atracação. Este último recurso confere grande segurança para as operações.

Texto: Thereza Marinho, com informações da FURG
Imagem: Divulgação