Ufes prepara programação para campanha do Setembro Amarelo

Durante o mês de setembro, a Ufes vai realizar diversas atividades como parte da campanha Setembro Amarelo, de prevenção do suicídio. A campanha é realizada desde 2014 em todo o mundo e tem o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

A programação tem início na próxima quarta-feira, dia 30, com uma palestra do jornalista André Trigueiro, autor do livro “Viver é a melhor opção – A prevenção do suicídio no Brasil e no mundo”, no qual aborda o tema a partir dos números divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), analisando as causas do problema e como ajudar a prevenir o suicídio. A palestra será realizada às 9 horas, no Teatro Universitário.

Nos dias 1º e 2 de setembro, também no Teatro Universitário, será realizado o V Seminário de Prevenção ao Suicídio no Espírito Santo e II Encontro de Sobreviventes, coordenado pelo Núcleo de Estudos de Espiritualidade da Ufes e pelo Grupo de Trabalho de Prevenção de Suicídio no Espírito Santo, que é formado por representantes de instituições como a Associação de Terapia Familiar do Espírito Santo (Atefes), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Corpo de Bombeiros Militar do ES,  Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, Secretaria Municipal de Saúde da Serra, Centro de Estudos e Pesquisa em Epidemiologia Psiquiátrica da Ufes, Centro de Valorização da Vida (CVV), Concessionária Rodovia do Sol S.A. (Rodosol) e Conselho Regional de Psicologia (CRP-16), entre outras. Mais detalhes sobre a palestra do jornalista André Trigueiro e o V Seminário de Prevenção ao Suicídio estão disponíveis em www.sauesp.org.br .

Bandeira

Ainda no dia 1º, ao meio-dia, será hasteada no campus de Goiabeiras uma bandeira amarela, cor símbolo da campanha. Além disso, durante todo o mês a escada do Teatro Universitário e outros pontos do campus receberão iluminação amarela. A logomarca da Ufes no portal da Universidade e nas redes sociais também será exibida na cor amarela.

No dia 11 de setembro, toda a comunidade universitária será convidada a vestir roupas amarelas, em homenagem ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Já para o dia 27 de setembro está prevista a realização de um evento no auditório do prédio IC-II, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras, organizado por um grupo de estudos do Departamento de Filosofia.

Outras atividades como exibição de filmes seguida de debate, intervenções artísticas e dinâmicas estão sendo organizadas e serão divulgadas ao longo do mês nos veículos de comunicação e nas redes sociais da universidade.

 

Veja abaixo a programação do V Seminário de Prevenção ao Suicídio.

 

30 DE AGOSTO - TEATRO UNIVERSITÁRIO

9h às 13h - Palestra

  • Viver é a melhor opção (André Trigueiro)

 

01 DE SETEMBRO - TEATRO DA UNIVERSTÁRIO

8h30 às 9h - Mesa de abertura

9h às 10h - Mesa redonda 1

  • Depressão: prevenção e promoção em saúde mental (Maria Carmen Viana - Ufes)
  • O suicídio e a desordem médica (Soraya Carvalho Rigo - Neps/Ciave)

10h às 11h - Mesa redonda 2

  • Vigilância das tentativas de suicídios em Recife/PE: avanços e desafios na integralidade da atenção (Maria Carmelita Maia e Silva - PMR/SMS)
  • Suicídio no ES: notificação e morbi-mortabilidade (Edleusa Gomes Ferreira Cupertino - SESA)

11h às 12h30 - Mesa redonda 3

  • A experiência de um serviço às vítimas de violências no município de Vitória/ES (Danielly Abreu Xavier, Rodrigo Barroso Araújo e Thatiana Ferreira de Aquino - PMV/SASVV)
  • Acolhimento de crianças e adolescentes em tentativa de suicídio (Daniela Tomassoni - Toxcen/Caps Mestre Álvaro)
  • A experiência de atuação dos negociadores da Polícia Militar do ES nas intervenções em ocorrências com suicidas (Cap. Marcos Eduardo da Silva Teixeira - CIMEsp/PMES)

12h30 às 14h - Almoço

14h às 15h30 - Mesa redonda 4

  • A importância da posvenção como promoção e prevenção em saúde (Karen Scavacini - Vita Alere/ABEPS)
  • Prevenção e posvenção: experiência de um grupo de apoio ao luto no ES (Daniela Reis e Silva - API/ATEFES/GTPS-ES)

15h30 às 17h - Mesa redonda 5

  • O CVV e sua prática na Valorização da Vida (André Ferreira - CVV)
  • A contribuição de uma instituição religiosa na prevenção do suicídio (Ana Catarina Tavares Loureiro - AME-ES)
  • A experiência do município de Vitória com as práticas integrativas e complementares (Henriqueta Tereza do Sacramento - PMV/PICS)

17h - Momento cultural

17h30 às 19h30 - II Encontro Regional de Sobreviventes no ES

Coordenação: Daniela Reis e Silva (ATEFES/API/GTPS-ES) e Karen Scavacini (Vita Alere/ABEPS)

 

02 DE SETEMBRO - TEATRO UNIVERSITÁRIO

8h30 às 9h - Credenciamento

9h às 10h - Conferência 1

  • Título a confirmar (Maria Carmelita Maia e Silva)

10h às 11h30 - Mesa redonda 6

  • O suicídio policial no estado do ES: O que sabemos? (Dayse Miranda - GEPeSP)
  • Aspectos organizacionais no adoecimento de profissionais da segurança pública: Possíveis ações (Janice do Carmo Demuner Magalhães - GEPeSP)
  • A experiência da prevenção ao suicídio na PMERJ (Dayse Miranda - GEPeSP)

11h30 às 12h30 - Conferência 2

  • NEPS: Uma experiência exitosa no tratamento da depressão e na prevenção do suicídio (Soraya Carvalho Rigo - NEPS/CIAVE)

12h30 - Momento cultural / Encerramento

 

Texto: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.