Ufes participa do Fórum Capixaba de Parcerias

Em solenidade realizada nesta sexta-feira, 14, no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), foi criado o Fórum Capixaba de Parcerias, durante o 1º Seminário sobre o Desenvolvimento de Parcerias Público-Privadas. Na ocasião foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Ufes, a Caixa Econômica Federal, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a Findes/Senai e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES). O objetivo é oferecer suporte para ações de políticas públicas em municípios capixabas de pequeno e médio porte.

Para a assinatura do termo de cooperação, a Ufes foi representada pelo reitor Reinaldo Centoducatte na solenidade. A atuação da Universidade no fórum será coordenada pelo professor Alvim Borges da Silva Filho, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (PPGES), do Centro Tecnológico. O fórum irá elaborar diagnósticos sobre a realidade dos municípios e propor ações estratégicas de desenvolvimento em diferentes áreas. Durante o seminário foram apresentados projetos de parcerias público-privadas (PPPs) considerados modelos, como a experiência desenvolvida na cidade de Caraguatatuba, São Paulo, na área de iluminação pública.

Também foram debatidas experiências de serviços públicos de abastecimento de água e de tratamento de esgoto sanitário nos balneários de Camacho e Garopaba do Sul, no município de Jaguaruna, Santa Catarina. O seminário também abordou diferentes formas de amadurecimento e operacionalização das PPPs em pequenas cidades do interior.

O evento contou com a participação de pesquisadores, especialistas, agentes públicos, representantes de bancos de fomento ao desenvolvimento, e de organizações privadas de diferentes áreas.

Texto: Luiz Vital
Foto: Paulo Souza

 

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.