Ufes participa de reunião internacional do Programa Bolsas Brasil - PAEC

24/10/2018 - 17:27  •  Atualizado 25/10/2018 18:45

A Ufes é uma das instituições participantes da reunião internacional da Comissão Assessora de Avaliação que discute oportunidades para a oferta de bolsas de mestrado e doutorado no exterior por meio do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Bolsas Brasil - PAEC), que está em sua 8ª edição.

A reunião teve início no último dia 22 e vai até esta sexta, 26, na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington-EUA.

A Comissão Assessora de Avaliação será responsável pela seleção final dos candidatos, com base em uma pré-seleção anteriormente realizada pelas universidades participantes, a partir dos critérios de seleção descritos no Edital OEA-GCUB do Programa.

A Comissão é composta por professores de instituições brasileiras, pelas coordenações-gerais do Programa no Brasil e na OEA, e por um representante da Organização Pan-Americana da Saúde, que apoiará na seleção dos candidatos aos cursos da área de Ciências da Saúde. O representante da Ufes na comissão é o professor do Departamento de Engenharia Elétrica, Jair Adriano Lima Silva.

O Programa Bolsas Brasil - PAEC é resultado da cooperação entre a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE/MRE). O Programa proporciona aos estudantes selecionados um intercâmbio científico e cultural, por meio da mobilidade acadêmica em cursos de pós-graduação, e os contemplados retornam aos seus países de origem com a missão de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do local em que estão inseridos.

Texto: Cássia Rocha (estagiária de Comunicação)