Ufes lança nesta terça, 3, série de ações para a promoção da acessibilidade

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, a Ufes apresenta nesse dia novas ações em acessibilidade na instituição: o lançamento do site sobre acessibilidade na Ufes (disponível em acessibilidade.ufes.br), a apresentação do Instrumento de Monitoramento e Gerenciamento do Plano de Acessibilidade e a assinatura da portaria que cria a Comissão de Elaboração da Política de Acessibilidade.

O evento será realizado no Cine Metrópolis, a partir das 10 horas, e é aberto à comunidade em geral. Após a solenidade, os participantes serão convidados a visitar o Núcleo de Acessibilidade, localizado no Centro de Vivência.

Conforme o coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufes, Douglas Ferrari, cada ação é parte do leque de práticas de acessibilidade adotadas pela instituição. O site serve como porta de entrada para quem deseja saber mais informações sobre acessibilidade na Ufes. Já o Instrumento de Monitoramento objetiva mostrar, por meio de gráficos e planilhas, quais são as ações de acessibilidade e o seu grau de implantação em percentuais.

"É uma prestação de contas à sociedade do Plano de Acessibilidade da Ufes, que foi implantado em 19 de novembro de 2018, mostrando o que já foi feito, quanto foi feito e o que falta fazer", explica Ferrari.

Pensando em políticas de acessibilidade a longo prazo, será assinada a portaria de criação da Comissão de Elaboração da Política de Acessibilidade da Ufes. "O trabalho da Comissão é produzir uma política ampla de acessibilidade para os próximos dez, 20 anos, com eixos e diretrizes a serem implementados em todos os campi", afirma o coordenador do Naufes.

Atualmente, a Universidade tem como foco quatro tipos de acessibilidade: física, pedagógica, atitudinal e digital. Para Ferrari, a prioridade hoje é a atitudinal, "que é o começo de todas as demais. Por isso as campanhas de acessibilidade deste ano foram voltadas a uma mudança de cultura de convivência", explica.

O evento é realizado de forma conjunta pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) e pela Comissão de Acessibilidade.

 

Texto: Vinícius Fontana
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.