Ufes lança em dezembro edital para professores de políticas afirmativas

Como parte da implantação de uma política de ações afirmativas da Universidade, a vice-reitora Ethel Maciel anunciou nesta sexta-feira, 20, que será publicado em dezembro o edital para a seleção de professores efetivos dentro dos princípios da Lei 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".

Os professores atuarão nos cursos de licenciatura ofertados pela Ufes e estarão vinculados ao Observatório de Políticas de Ações Afirmativas da Universidade (OPAA).

A Lei torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares. O conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

Este primeiro edital vai ofertar cinco vagas, sendo uma para o campus de Alegre, três para os campi de Vitória e uma para o campus de São Mateus.

Texto: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Edital
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.