Ufes inicia Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo

18/09/2017 - 15:35  •  Atualizado 19/09/2017 16:18

A Ufes realizou no último sábado, 16, no campus de Goiabeiras, a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo, com o tema "A Educação Popular no Contexto da Escola do Campo". O evento contou com a presença dos professores Antônio Fernando Gouvêa da Silva, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - campus Sorocaba, e Adelar João Pizetta, do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes, campus de São Mateus).

O curso é um projeto realizado em parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação; a Ufes, por meio do Centro de Educação e do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – campus Goiabeiras; o Comitê Estadual de Educação do Campo do Espírito Santo; os movimentos sociais do campo e as secretarias municipais de Educação do Espírito Santo.

O objetivo é ampliar o acesso à formação continuada de educadores que atuam nas escolas do campo do Espírito Santo, visando contribuir para a oferta de uma educação do campo, contextualizada às realidades das suas populações, de qualidade e em conformidade com as Diretrizes para as Escolas do Campo.

O curso está organizado em três módulos: Desafios das práticas pedagógicas em Escolas do Campo; A concepção da Educação do Campo - seus princípios, fundamentos e proposições; e Construção de práticas pedagógicas em Educação do Campo. As aulas serão realizadas sempre aos sábados, até janeiro de 2018, no Anfiteatro 2 do Edifício Didático (anexo ao IC-III), no campus de Goiabeiras.

Texto: Thereza Marinho