Ufes inaugura Museu de Ciências da Vida, no campus de Goiabeiras

09/03/2018 - 11:49  •  Atualizado 01/11/2022 09:26

A Ufes inaugura nesta sexta-feira, 9, às 17 horas, no campus de Goiabeiras, o Museu de Ciências da Vida (MCV), que está instalado no Centro de Vivência, atrás do Teatro Universitário. A solenidade de inauguração será realizada no Cine Metrópolis e, em seguida, os participantes farão uma visitação às instalações do museu, cuja montagem foi finalizada esta semana. Com 250 peças expostas em área total de 300m², as visitas ao MCV serão abertas ao público e também poderão ser agendadas para grupos de estudantes e pesquisadores.

O material científico exposto permite que o visitante conheça detalhes da anatomia do corpo humano, por meio da visualização de ossos, espécimes naturais mumificadas, plastinados ou fixados em formol, além de réplicas realísticas de fósseis de hominídeos e animais pré-históricos, e modelos anatômicos didáticos de órgãos e sistemas.

O MCV, que é um programa de extensão da Ufes, é coordenado pelo professor Athelson Stefanon Bittencourt, do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Farmacologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes. “A consolidação do MCV na Ufes é resultado de um trabalho de 11 anos, e um sonho que se concretiza”, comemora Bittencourt.

O acesso ao museu será possível por meio do corredor entre o Teatro Universitário e o Cine Metrópolis, com a disponibilidade de escada e elevador. Entre as peças expostas, algumas foram adquiridas no decorrer dos anos e outras foram produzidas por pesquisadores, de acordo com o professor Athelson Bittencourt. O coordenador do museu informa que, como ação de inclusão, as pessoas portadoras de deficiência visual poderão tocar nas peças. A equipe do professor Athelson Bittencourt é composta por 10 professores, um técnico, 10 estudantes de diferentes cursos, além de 48 que trabalharão na recepção aos visitantes.

Exposição “A métrica do corpo humano”

A primeira exposição na nova sede do museu poderá ser visitada partir desta terça-feira, 13. “A métrica do corpo humano” mostrará que a vida e o cotidiano estão cercados por números e fórmulas matemáticas.

“A Biologia e a Matemática tem mais em comum do que podemos imaginar”, acentua Bittencourt. Segundo ele, a exposição mostrará o quão fértil pode ser a inesperada interdisciplinaridade que surge ao discutir, de forma integrada, a matemática e a vida, numa visão única de mundo.

A exposição mostrará, através do contato com um acervo de peças anatômicas reais plastinadas, como o corpo humano é formado e funciona mediante padrões e proporções numéricas, a fim de provocar no visitante o raciocínio matemático, numa abordagem cotidiana multidisciplinar e aplicada à estrutura e funcionamento do corpo humano, além de levá-lo a questionamentos e constatações bastante intrigantes sobre si mesmo. A exposição promete surpreender a população espírito-santense com um trabalho, em seu conjunto, inédito no Brasil.

Além do contato com o acervo da mostra, o visitante também poderá participar de uma oficina do corpo humano, onde poderá, na prática, manipular peças anatômicas reais plastinadas, e aprender a utilizar a matemática para entender e calcular alguns parâmetros do funcionamento do corpo. A exposição será aberta ao público em geral e também a excursões escolares. Será mantida uma parceria com a Secretária de Estado da Educação (Sedu) e secretarias municipais de Educação, para a capacitação de professores da rede pública de ensino básico, possibilitando amplo acesso ao conteúdo do MCV e da exposição, para possibilitar efeitos multiplicadores do projeto.

O MCV da Ufes tem o patrocínio o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação. A exposição “A métrica do corpo humano” utiliza a maior inovação tecnológica mundial na área de preservação de espécimes anatômicos – a plastinação – além de incorporar o raciocínio lógico matemático ao conhecimento da estrutura e funcionalidade do corpo humano.

Serviço:

Exposição “A métrica do corpo humano”
Período: De 13 de março a 31 de julho
Local: MCV – Campus de Goiabeiras
Horário de funcionamento: De terças-feiras às sextas-feiras – das 8h30 às 12h, e das 14h às 17h30 – Sábados -  das 8h30 às 12h30
Mais informações: www.mcv.ufes.br

Texto: Luiz Vital