Ufes hasteia bandeira como símbolo de adesão à campanha Outubro Rosa

04/10/2017 - 11:40  •  Atualizado 06/10/2017 09:40

A Ufes marcou nesta quarta-feira, 4, sua adesão à campanha Outubro Rosa, que conscientiza a população para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Foi hasteada no campus de Goiabeiras, em frente ao Teatro Universitário, uma bandeira rosa, cor-símbolo da campanha.

O hasteamento da bandeira em solenidade realizada às 8h30, com a presença da vice-reitora da Ufes Ethel Maciel; da presidente Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) Telma Dias Ayres e outras diretoras da entidade; da professora do Departamento de Enfermagem da Ufes e coordenadora do Programa de Reabilitação para Mulheres Mastectomizadas (Premma), Maria Helena Amorim; e de mulheres que já viveram a experiência do câncer de mama; além de gestores da Universidade.

Outra iniciativa visual adotada pela Ufes foi a mudança para a cor rosa da logo da Universidade nas redes sociais e a aplicação do laço rosa no portal da Ufes na internet.

Prevenção

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, o de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

Como forma de estimular o cuidado e a prevenção, o Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) oferece consultas com ginecologista para mulheres da comunidade acadêmica, As consultas podem ser agendadas pelo telefone 4009-2343.

Durante o mês de outubro, o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) também realizará consultas para trabalhadoras da instituição - servidoras, empregas e terceirizadas - com 40 anos ou mais e que não tenham feito exames há mais de um ano. Foram disponibilizadas 170 vagas para o atendimento.

“Essa ação veio da demanda das próprias funcionárias do Hospital, que não têm oportunidade de serem atendidas aqui. Uma forma de cuidar de quem cuida também. O objetivo é a prevenção”, afirmou a chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher, Neide Aparecida Tosato Boldrini.

As consultas serão feitas entre os dias 2 de outubro e 1º de novembro, no ambulatório da tarde, de segunda a sexta-feira, e a marcação de retorno nos meses de novembro e dezembro.

Durante o mês também haverá abordagem com as pacientes da unidade, com roda de conversa sobre métodos contraceptivo, prevenção de câncer de colo do útero e de mama.

Para o dia 25 de outubro está marcada uma ação com pacientes da maternidade sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero.

Texto: Thereza Marinho e assessoria de Comunicação do Hucam-Ufes
Foto: Jorge Medina