Ufes hasteará bandeira em adesão à campanha Outubro Rosa

O reitor Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Ethel Maciel realizam nesta terça-feira, 1º de outubro, às 9 horas, em frente ao Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras, uma solenidade para o hasteamento da bandeira rosa que marca a adesão da Universidade à campanha Outubro Rosa/2019.

A solenidade contará com a presença de diretores de centros acadêmicos da Universidade, representantes da Administração Central, professores, servidores e estudantes. Estão previstas também as presenças de representantes da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e da Coordenação de Políticas das Mulheres da Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH).

“Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”, ressalta a assessora de Políticas de Gestão e membro da comissão da Universidade Promotora de Saúde (UPS), Débora Nacari.

Segundo a última pesquisa realizada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) em 2018, o câncer de mama é um dos três tipos de maior incidência, junto com o de pulmão e o colorretal, que mais acomete as mulheres. No ano passado, aproximadamente 2,1 milhões de novos diagnósticos de câncer de mama foram confirmados.

Esse tipo de câncer, segundo a instituição, é o quinto em questão de mortalidade no mundo, sendo estimadas mais de 627 mil mortes em 2018 - o que representa 6,6% do total de mortes por todos os tipos da doença. A pesquisa também aponta que uma a cada quatro mulheres que possuem um caso de câncer diagnosticado tem câncer de mama, representando 24,2% do total.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama também é o que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por cem mil mulheres. A incidência da doença aumenta em mulheres a partir dos 40 anos.

Texto: Jorge Medina

Categoria:
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.