Ufes firma parcerias com Defensoria Pública e Instituto Frei Manuel Simón

23/07/2018 - 12:56  •  Atualizado 31/07/2018 11:39

A Ufes assinou termos de cooperação técnica com a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo e com o Instituto Frei Manuel Simón (IFMS), sediado no município de Castelo. O objetivo é estabelecer um intercâmbio mútuo didático-científico e cultural, com vistas ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão, assistência e atividades culturais.

Os documentos também preveem a execução conjunta de projetos de pesquisa e extensão, intercâmbio e reciprocidade na utilização de equipamento e infraestrutura, participação em cursos de qualificação e capacitação e implantação de ações conjuntas relacionadas à divulgação científica e ao intercâmbio de pessoas, fortalecendo as atividades desenvolvidas nas áreas de atuação das instituições.

A assinatura do termo de cooperação técnica com a Defensoria Pública (foto) foi realizada nesta segunda-feira, 23, e contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; da pró-reitora de Extensão da Ufes, Angélica Miranda; do coordenador da execução do plano de trabalho no âmbito da Ufes, professor Thiago Fabres de Carvalho; da coordenadora da execução do plano de trabalho no âmbito da Defensoria Pública, Roberta Ferraz Barbosa Silva; e de servidores representantes das duas instituições.

Durante a cerimônia, o reitor intensificou a importância de parcerias com órgãos judiciais do Estado. Ele exemplificou o convênio de ressocialização de trabalhadores apenados com a Secretaria de Estado da Justiça (Seju). “A Ufes tem dado a possibilidade de pessoas aprenderem uma profissão e voltarem ao mercado de trabalho. Essa ação social é essencial e relevante para sociedade brasileira, e essa é uma das funções da Universidade”, enfatizou.

Restauração

Já assinatura com o Instituto Frei Manuel Simón (IFMS) aconteceu no dia 20, e contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; da pró-reitora de Extensão da Ufes, Angélica Miranda; do coordenador do Termo de Cooperação do IFMS, Bruno Salvador Alves; e do coordenador do Termo de Cooperação da Ufes, Júlio Fabris, além de representantes das duas instituições.

O Instituto é uma organização da sociedade civil que tem o objetivo de preservar o patrimônio histórico e cultural de Castelo, atuando decisivamente em obras de restauro e revitalização.

“Temos sempre que pensar em ações de cooperação com essa. A Universidade sempre trabalhou para preencher o vazio que ainda existe entre algumas instituições do nosso Estado. Reconhecemos a importância que o Instituto Frei Manuel Simón desempenha no município de Castelo, e reforçamos a importância de compartilhar nossos conhecimentos. Há sempre uma troca”, afirmou o reitor.

Texto e foto: Jorge Medina