Ufes explora possibilidades de parcerias com Canadá

25/05/2017 - 18:26  •  Atualizado 26/05/2017 18:11

A vice-cônsul do Canadá para assuntos de Educação, Raphaëlle Lapierre-Houssian, fez uma visita à Ufes na tarde desta quinta-feira, 25, para conhecer melhor as atividades desenvolvidas na Universidade e prospectar possibilidades de parcerias com instituições canadenses. Ela foi recebida pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Neyval Costa Reis Júnior, pela chefe de Gabinete da Reitoria Maria Auxiliadora Corassa, pelo superintendente de Cultura e Comunicação Edgard Rebouças e pela secretária de Relações Internacionais em exercício Kyria Finardi.

A diplomata falou dos interesses acadêmicos e comerciais do Canadá em relação ao Brasil, e que o país é um parceiro estratégico na região, sendo que, para formalizar acordos de parcerias, disponibiliza uma série de programas de convênios e bolsas. As possibilidades são para professores, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação.

Após a apresentação da estrutura e potencialidades de parcerias por parte da Ufes, Raphaëlle Lapierre-Houssian demonstrou especial interesse nos estudos e pesquisas nas áreas de meio ambiente, petróleo e agricultura, sobretudo de eucalipto, já que são temas de destaque em seu país.

Atualmente, a Ufes mantém quatro convênios com instituições canadenses. Com o Huntsman Marine Science Centre, em Saint Andrews; a Ryerson University, em Toronto; École des Hautes Études Commerciales (HEC), em Montreal; e a University of Alberta, em Edmonton. O objetivo da parceria com o Consulado Geral do Canadá é que este número aumente nos próximos anos, com o intercâmbio de pesquisadores e estudantes  para o avanço da ciência nos dois países.

Mais informações sobre bolsas e parcerias estão disponíveis nos sites da Secretaria de Relações Internacionais da Ufes, no portal do Ministério da Educação do Canadá e na Central de Informações para Certificações Internacionais do Canadá.

Texto: Agência Ufes
Foto: Lucas Santos (estagiário de Comunicação)