Ufes e Vale inauguram complexo de laboratórios em Jerônimo Monteiro

09/06/2014 - 19:27  •  Atualizado 11/06/2014 18:12

Por Letícia Nassar e Jorge Medina

A Ufes, em parceria com a Vale, inaugurou nesta segunda-feira, 9, no município de Jerônimo Monteiro, um novo centro de estudos e pesquisa científica no Estado. Trata-se do Complexo Laboratorial de Mudanças Climáticas, um prédio com 1.300m², composto por sete laboratórios de pesquisa e ensino do Departamento de Engenharia Florestal do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Ufes.

A solenidade de inauguração contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; do diretor do CCA, Julião Soares de Souza Lima; do prefeito de Jerônimo Monteiro, Sebastião Fosse; da secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Diane Rangel; do diretor de Pelotização da Vale, Maurício Max; do ex-ministro do Meio Ambiente (2002-2003), José Carlos de Carvalho; e do presidente da Câmara de Municipal, Geraldo Rezende Ribeiro; além de professores e estudantes.

Para o reitor, o novo complexo laboratorial representa um grande avanço científico e acadêmico para a Universidade.“Temos que ressaltar  que a consistência dos projetos científicos e tecnológicos desenvolvidos na Ufes despertou a atenção de agentes públicos e privados, e a universidade começou a viabilizar parcerias fundamentais ao desenvolvimento da pesquisa e da formação acadêmica. Com o desenvolvimento desse conjunto de ações, transformamos o município de Jerônimo Monteiro numa referência nacional em estudos e pesquisas, algo que antes estava restrito aos grandes centros do país”, disse.

Laboratórios

O novo espaço abrigará os laboratórios de Manejo Florestal, Dendrocronologia (método científico de estabelecer a idade de uma árvore), Geoprocessamento, Incêndios Florestais, Carbono, Ecofisiologia e de Informática. Com isso, será possível, por exemplo, prever os impactos do aquecimento global, o aumento ou a diminuição da poluição, e as mudanças climáticas. Além disso, poderá simular vários cenários de clima, temperatura, umidade do ar e avaliar o desenvolvimento das plantas e do meio ambiente, bem como criar ações de prevenção, controle e combate aos incêndios florestais.

As pesquisas realizadas nas novas instalações poderão também orientar os produtores rurais do Estado sobre as práticas necessárias e eficientes no manejo do solo e da lavoura.“Os novos laboratórios vão possibilitar ainda uma maior interação dos alunos entre as aulas teóricas e práticas. O objetivo principal é a produção de conhecimento dos nossos estudantes, preparando-os com competência e eficiência para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, enfatiza o chefe do departamento de Ciências Florestais e da Madeira do CCA, professor Henrique Machado Dias.

Sintonia

Para o ex-ministro José Carlos de Carvalho, nascido em Jerônimo Monteiro e grande incentivador da criação do centro de estudos, “os laboratórios e as pesquisas colocam a Ufes em sintonia com as mais avançadas universidades brasileiras que estudam esse tema”.

A construção do complexo laboratorial teve o apoio financeiro da empresa Vale e possui também sala de aulas e de estudos, gabinetes para professores, auditório, sala de reuniões e depósitos de materiais. O diretor de Pelotização da empresa, Maurício Max, ressaltou que “as pesquisas desenvolvidas pela parceria Ufes e Vale em breve serão colocadas em prática, e assim ambas instituições atuam no desenvolvimento do Espírito Santo”.

O prefeito Sebastião Fosse destacou que a importância da presença da Universidade fortalece o desenvolvimento intelectual e econômico do município, “abrindo novos horizontes para a cidade”.

Após a visita, as autoridades fizeram uma visita ao complexo de laboratórios acompanhados do reitor Reinaldo Centoducatte e de professores do Centro de Ciências Agrárias (foto).

Atualmente, o Departamento de Ciências Florestais e da Madeira possui 200 alunos de graduação, 100 alunos de pós-graduação; 25 professores doutores; 11 técnicos e 18 serviços de apoio. Em seus 1.500m² de área construída, o departamento também conta com uma área experimental e um viveiro florestal.