Ufes é selecionada para receber bolsas de incentivo à formação de professores

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) divulgou nesta quarta-feira, 29, o resultado preliminar de editais relativos a dois programas que oferecem bolsas de incentivo à formação de professores. A Ufes foi aprovada tanto no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) quanto no Programa de Residência Pedagógica. 

Um total de 302 instituições participaram do edital em todo o país. No Espírito Santo, as instituições classificadas foram a Ufes e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Ao final da seleção, cada um dos programas distribuirá 480 bolsas entre as instituições de ensino superior classificadas no Espírito Santo. A divisão será proporcional ao número de bolsas solicitadas, cujo valor de cada uma varia entre R$ 400 e R$1.500 reais, dependendo da modalidade.

Aperfeiçoamento

O Pibid visa proporcionar aos estudantes da primeira metade dos cursos de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica. Já o Programa de Residência Pedagógica busca induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado e está voltado a estudantes a partir da segunda metade do curso. 

Para concluir a seleção preliminar, a Capes avaliou o projeto institucional enviado pelas instituições de ensino superior concorrentes no início de 2020. Foram empregadas análises técnicas (documentação), de indicadores (como experiência e qualificação da equipe docente da instituição) e de mérito (consistência do projeto com princípios e características da iniciação à docência). 

Conforme informações da Capes, o prazo de divulgação do resultado definitivo é até o dia 19 de maio.

Texto: Vinícius Fontana
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Edital
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.