Ufes e Ifes inauguram Incubadora Sul Capixaba nesta segunda, 26

23/11/2018 - 12:58  •  Atualizado 01/11/2022 09:26

Os Centros de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) da Ufes e o campus de Alegre do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), promovem na próxima segunda-feira, 26, a cerimônia de abertura da Incubadora Sul Capixaba.  O evento será realizado às 19 horas, no auditório do campus de Alegre do Ifes.

A solenidade contará com as presenças da diretora do CCENS, Neuza Maria Brunoro Costa; do diretor do CCAE, Dirceu Pratissoli; da diretora do Instituto de Inovação Tecnológica (Init) da Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Maria José Pontes; da diretora do campus de Alegre do Ifes, Maria Valdete dos Santos Tannure; do diretor de Extensão Tecnológica do Ifes, Rodolpho da Cruz Rangel; e do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo ( Fapes), José Antonio Bof Buffon. Durante o evento, Rodolpho Rangel ministrará a palestra Rede de Incubação de Empreendimentos: Perspectivas de Inovação.

Incubadora

A Incubadora Sul Capixaba tem como objetivo principal dar suporte à criação e ao desenvolvimento de pequenas empresas nos primeiras anos de funcionamento. A diretora do CCENS, Neuza Maria Brunoro Costa, explica que a incubadora que será inaugurada pela Ufes e pelo Ifes vai buscar parcerias visando ao desenvolvimento regional do município e de municípios vizinhos. Ela enfatiza ainda que as incubadoras têm um papel fundamental: “Com as incubadoras, a taxa de fechamento de uma empresa é reduzida satisfatoriamente”, ressalta.

A professora Neuza explica que a Incubadora vai trabalhar com empresas que têm ideias inovadoras e compromisso social, que garantam o desenvolvimento regional e contribuam para a permanência dos jovens na região. Em contrapartida, as instituições envolvidas vão oferecer assessoria em várias áreas para as empresas, que poderão utilizar os laboratórios das instituições e solicitarem cursos de atualização e aperfeiçoamento. “Esse intercâmbio vai contribuir para um aperfeiçoamento contínuo dos estudantes e professores das duas instituições em suas áreas de atuação”, enfatiza a diretora.

A Incubadora Sul Capixaba tem ainda a função de apoiar na gestão e na implantação das empresas e no desenvolvimento das rotinas administrativas; auxiliar na prestação de contas aos órgãos de gestão e fomento; coordenar as ações de suporte aos empreendimentos incubados; orientar e acompanhar na execução das atividades técnicas e administrativas relativas ao empreendimento, visando assegurar a realização dos objetivos e metas estabelecidos nos planos de negócios e planejamentos estratégicos das empresas.

Texto: Jorge Lellis
Edição: Ana Paula Vieira