Ufes e ICMBio oficializam parceria para estudos e pesquisas

08/08/2017 - 19:10  •  Atualizado 10/08/2017 12:29

A Ufes, por meio do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assinaram nesta quarta-feira, 8, um protocolo de intenções que estabelece parceria entre as duas instituições para o desenvolvimento de pesquisas.

A solenidade foi realizada na Reitoria da Universidade com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte, do diretor do CCHN Renato Rodrigues Neto, e do coordenador regional do ICMBio, Rodolpho Mafei.

O protocolo prevê a realização de atividades conjuntas que tratem das Unidades de Conservação (UCs) sob a responsabilidade do ICMBio no Espírito Santo, em especial a Área de Proteção Ambiental Costa das Algas e o Refúgio de Vida Silvestre de Santa Cruz.

A parceria também estabelece o intercâmbio de membros das instituições para análise de documentos técnicos, a utilização comum de espaço físico e serviços de suporte, a cessão de materiais e equipamentos, a implementação de programas de estágio e atividades comuns de capacitação e treinamento de servidores, professores e pesquisadores, além da produção de materiais técnicos voltados para a conservação do ambiente costeiro-marinho capixaba.

“Desde 2010 tínhamos a vontade de compartilhar a estrutura da Base Oceanográfica de Aracruz, por exemplo, para vários fins. Esperamos que essa relação fique ainda melhor e mais intensa a partir da assinatura deste protocolo”, afirma o diretor do CCHN.

Respostas

Para o coordenador regional do ICMBio, a formalização da parceria entre o instituto e a Ufes vem em um momento oportuno. “A gente acredita que este protocolo vem ao encontro das necessidades que temos. Vivemos um momento em que precisamos dar respostas à sociedade e com menos recursos. Precisamos de parceiros para realizar nossas atividades. Que seja um ótimo inicio de trabalho para todos nós”, destaca Rodolpho Mafei.

O reitor Reinaldo Centoducatte ressalta que a parceria pode significar um salto de qualidade nas pesquisas: “É muito gratificante trabalhar nessa perspectiva para darmos um salto de qualidade. Com os recursos que temos, aliados aos que o ICMBio tem, temos a certeza de que poderemos melhorar tanto na quantidade dos trabalhos realizados, quanto na quantidade”.

O reitor apontou que a parceria também ampliará as possibilidades de aumentar as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Na foto: o coordenador regional do ICMBio, Rodolpho Mafei; o reitor Reinaldo Centoducatte (ao centro); e o diretor do CCHN Renato Rodrigues Neto.

Texto e foto: Thereza Marinho