Ufes e Governo do Estado assinam convênio para repasse de recursos ao Hucam

21/10/2013 - 15:34  •  Atualizado 22/10/2013 15:25

Por Jorge Medina (texto e foto)

O governador Renato Casagrande participou nesta segunda-feira (21) de uma solenidade que marcou a reabertura do Pronto- Socorro (PS) do Hospital Universitário (Hucam). Na ocasião, também foi assinado um convênio entre a Ufes e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) por meio do qual o Hucam receberá  R$ 18,4 milhões para custear consultas, exames, cirurgias e internações, entre outros procedimentos; e R$ 604 mil para compra de equipamentos hospitalares. O governo estadual assegurou ainda a doação ao hospital de um conjunto de litotripsia a laser, que possui uma tecnologia de ponta que objetiva desintegrar cálculos nas vias urinárias.

O pronto-socorro estará aberto para atendimento à população a partir do dia 5 de novembro. Além das readequações, reformas e melhorias, o setor foi ampliado com mais cinco leitos, passando para 22. Com isso, o PS Hucam passa a ser referência em  atendimento de urgência e emergência nas áreas cardiovascular e de abdômen agudo da Grande Vitória.  Fechado há dois anos, o PS passa a funcionar 24 horas por dia, com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares.

A cerimônia foi realizada no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes.

Desafio

Durante a cerimônia, o diretor-superintendente do Hospital, Luiz Alberto Sobral, apresentou um panorama da atual situação da Instituição e da sua gestão à frente a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Eberh). Na avaliação do diretor, o maior desafio do hospital neste momento é a falta de servidores, problema que, segundo ele, será resolvido a partir do mês de abril do próximo ano com a contratação, por meio de concurso público, de 850 profissionais.

Sobral relatou que a reabertura do PS vai melhorar ainda mais o desempenho do Hucam como uma instituição de excelência. Outro ponto destacado pelo diretor foi a informatização de todos os serviços e setores da Instituição, previsto para o próximo ano. “Estamos vivendo um momento mágico, o pronto-socorro do Hucam vai ser uma nova célula-mãe de gestão de qualidade para os hospitais públicos. Vamos transformar o Hospital em um protagonista de saúde pública de excelência para o estado do Espírito Santo”, ressaltou.

O secretário de Estado de Saúde, José Tadeu Marino, destacou a importância do Hucam para a sociedade capixaba. Enfatizou também o papel fundamental da Instituição na formação de profissionais competentes e relatou que, com a reabertura do PS, o Hucam passa fazer parte de um complexo médico de ponta na área de urgência e emergência para o Estado.

Apoio

O reitor Reinaldo Centoducatte agradeceu o apoio dos dirigentes do Hucam, da Administração Central da Universidade e dos deputados federais e estaduais, que atuam para que o hospital continue sendo um prestador de serviços de alta qualidade para a população capixaba e brasileira. “Nosso hospital é um grande formador de profissionais e desenvolve atividades de pesquisa e extensão de grande importância para o nosso Estado. Temos que ter um bom serviço de assistência para que possamos cumprir a nossa missão, que é formar profissionais de excelência”, ressaltou Centoducatte.

Para o governador Renato Casagrande, o acordo assinado entre o Hucam e a Ebserh representa um novo cenário para o Estado no cumprimento de um atendimento de excelência para a população. Casagrande reforçou o compromisso do governo estadual com a área de saúde e com os pacientes. “Nosso desejo é colaborar sempre com o Hucam, porque este é um hospital que possui um serviço de qualidade e em quantidade”, disse.

Após a solenidade, as autoridades visitaram as dependências do Hucam. Também estiveram presentes na cerimônia os senadores Ricardo Ferraço e Ana Rita; os deputados federais Lelo Coimbra, Paulo Foletto, Rose de Freitas e Jorge Silva; o deputado estadual e membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Hércules da Silveira;  secretários estaduais e municipais; membros da Administração Central, professores, funcionários e alunos da Ufes.

Na foto, o diretor-superintendente do Hospital, Luiz Alberto Sobral (de terno claro); o secretário de Estado de Saúde, José Tadeu Marino; o governador Renato Casagrande; reitor Reinaldo Centoducatte; e a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Gláucia Abreu, visitam as instalações do pronto-socorro.