Ufes e Fundação Alexandre de Gusmão buscam parcerias para internacionalização

16/09/2016 - 15:30  •  Atualizado 19/09/2016 14:34

O reitor Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Ethel Maciel receberam nesta sexta-feira, dia 16, a visita do embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores. O objetivo da visita foi buscar parcerias entre as duas instituições para ampliar o processo de internacionalização no contexto do ensino superior brasileiro.

O encontro foi realizado na sala de reuniões do Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados Superiores (Daocs) e contou com a presença de gestores da Universidade e estudantes do curso de Direito.

“Esta aproximação cumpre um papel importante de qualificação dos cursos ofertados pela Ufes”, afirmou o reitor.

A secretária de Relações Internacionais em exercício, Kyria Finardi, apresentou as iniciativas de internacionalização da Ufes, como os acordos de cooperação internacional e a participação da Universidade em instituições internacionais, além do Dia da Cultura Internacional, que tem como proposta celebrar, na última quinta-feira de cada mês, a cultura de um país com o qual a Ufes mantém relações de intercâmbio de estudantes ou acordos de cooperação acadêmica, além de despertar nos brasileiros o potencial de se tornarem estudantes de mobilidade internacional.

Democratização

O embaixador, que também é presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), destacou a importância das universidades na democratização do conhecimento sobre as relações internacionais: “A academia é que vai preparar o jovem e desenvolver uma consciência de importância dessas relações”.

A Funag, criada em 1971, tem entre seus objetivos realizar e promover atividades culturais e pedagógicas na área das relações internacionais e também pesquisas sobre esse campo; divulgar a política externa brasileira em seus aspectos gerais; e apoiar a preservação da memória diplomática do Brasil. A Fundação conta ainda com duas unidades, o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais e o Centro de História e Documentação Diplomática.

Para a estudante do quarto período de Direito, Alexia Gambarini, a visita do embaixador sinaliza novas oportunidades. ”Pretendo seguir a carreira diplomática e vejo esta visita com muita alegria. Espero que esta parceria possa criar novas oportunidades na área de relações internacionais e que possamos ser beneficiados”.

Após a apresentação das instituições, o embaixador se reuniu com a secretária de Relações Internacionais em exercício, com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Neyval Costa Reis Júnior, e com a professora de Direito e presidente da Comissão Interdisciplinar de Apoio aos Refugiados e Migrantes na Ufes, Brunela Vicenzi, para analisar a viabilidade de parcerias.

Na foto, sentados à mesa central, a secretária de Relações Internacionais em exercício Kyria Finardi; o embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima; o reitor Reinaldo Centoducatte; a vice-reitora Ethel Maciel; e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Neyval Costa Reis Júnior.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina