Ufes é destaque na área de empreendedorismo durante Fórum de Investimentos e Negócios

13/09/2019 - 17:40  •  Atualizado 01/11/2022 09:23

A governadora do Espírito Santo em exercício, Jaqueline Moraes, elogiou os trabalhos desenvolvidos pela Ufes na área de empreendedorismo, durante o Fórum de Investimentos e Negócios de Impacto Socioambiental do Espírito Santo (Finies 2019), realizado na quinta-feira, 12, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Vitória.

Jaqueline agradeceu especialmente à professora Miriam de Magdala (na foto, na primeira fileira, de blusa verde), do Departamento de Engenharia de Produção da Ufes, pelos trabalhos realizados na Universidade abrangendo o empreendedorismo. “São trabalhos essenciais que trazem importantes reflexões sociais e ambientais e que buscam soluções inovadoras para a nossa sociedade. A Ufes, mais uma vez, está se destacando de forma competente e responsável”, ressaltou.

A governadora em exercício também enfatizou, durante a sua apresentação no Fórum, os modelos estratégicos de empreendedorismo implantados pelo governo estadual, como Rede Mulher Empreendedora, Empreendedorismo Social, Empreendedorismo Produtivo e Setor 2.5.

Impacto socioambiental

Para a professora Miriam, que também é uma das coordenadoras do Fórum, o evento possui uma pauta importante para o Espírito Santo, trazendo uma reflexão positiva sobre empreendedorismo com impacto socioambiental, assunto já discutido em outros estados.

“Esse é um momento importante para investidores, empreendedores, empresários, governo e a sociedade em geral debaterem como transformar uma realidade socioambiental que seja melhor para todos. Muitas pessoas ainda têm uma ideia de que o empreendedorismo é só mais um negócio que visa ao lucro. O empreendedorismo é muito mais que isso. O empreendedorismo de impacto socioambiental gera lucro, mas também gera impacto positivo na qualidade de vida das pessoas, na saúde, na economia e no meio ambiente”, explica.

A professora Miriam afirma ainda que o empreendedorismo de impacto é uma nova possibilidade de renovação no mundo das organizações, com o potencial de reunir o que há de bom nas empresas e no terceiro setor e de formar os negócios de impactos positivos para a sociedade.

Finies 2019

O Fórum tem o objetivo de impactar, positivamente, comunidades em estado de vulnerabilidade socioeconômica e fortalecer o trabalho de preservação e recuperação da natureza por meio do desenvolvimento de negócios. Para tanto, a proposta é contextualizar o campo de investimentos e negócios de impacto no Brasil e no Espírito Santo.

Durante o Fórum, palestrantes relataram experiências bem-sucedidas de empreendedorismo de impacto, ecossistemas de investimentos e negócios, e reuniu empreendedores, investidores e estudantes.

O Finies será realizado a cada dois anos, intercalando suas atividades com as edições do Fórum Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto. O evento é uma realização de instituições como Ufes, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), InovaTe, Fundação Otacílio Coser (Foco), Íris Rede de Impacto e Sebrae-ES.

Texto e foto: Jorge Medina