Ufes e Cabo Verde reforçam laços de cooperação no Dia da Cultura Internacional

27/08/2015 - 16:08  •  Atualizado 28/08/2015 17:19

Com poesia, música, dança e falas que destacaram a importância da relação entre a Ufes e Cabo Verde, a Universidade realizou nesta quinta-feira (27) a primeira edição do Dia da Cultura Internacional. A escolha de Cabo Verde foi motivada pelo fato dos estudantes cabo-verdianos serem em maior número entre os estudantes estrangeiros que a Universidade recebe.

A solenidade teve início com a recepção ao cônsul honorário de Cabo Verde no Espírito Santo, Fred Rosalem Heliodoro. Em sua fala, o cônsul destacou que o convênio educacional com a Ufes permite a troca de experiências entre esses dois países irmãos: “A nossa intenção é aumentar ainda mais o intercâmbio de estudantes e realizar novos convênios para o mestrado, doutorado e pós-doutorado”.

O reitor Reinaldo Centoducatte falou sobre a importância da mobilidade e do projeto Dia da Cultura Internacional: “Para nós, que lutamos por um ensino melhor, a realização de acordos de cooperação acadêmica é muito importante para a Universidade. Em relação à mobilidade acadêmica, recebemos e enviamos membros da Ufes para cerca de 200 instituições de ensino espalhadas pelo mundo. Por isso, o nosso caloroso acolhimento àqueles que, hoje, são de Cabo Verde e a todos os que virão nas próximos encontros”.

Oportunidades

Atualmente a Ufes conta com três professores efetivos de origem cabo-verdiana e 13 estudantes distribuídos nos cursos de graduação de Medicina, Odontologia, Fonoaudiologia, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Engenharia Química, além de mais quatro estudantes em cursos de pós-graduação.

“Oportunidades de mais cooperação entre a Universidade e Cabo Verde não faltarão”, disse a secretária de Relações Internacionais, Jane Meri Santos. Ela enfatizou ainda que “a educação é a principal fonte de diplomacia entre os países. Esperamos que este dia em que saudamos Cabo Verde seja motivador para abrir portas, para o estabelecimento de parcerias na área da Educação e da pesquisa científica. Este também é um momento de propiciar à comunidade acadêmica a oportunidade de conhecer um pouco a cultura cabo-verdiana.”

A solenidade contou com a presença dos professores e estudantes, que falaram sobre a experiência de trabalhar e estudar na Ufes, apresentaram uma dança típica (foto), leram poesias e, juntamente com a equipe do Restaurante Universitário, ajudaram no preparo de um prato cabo-verdiano, o catchupa, que foi servido para toda a comunidade universitária nos restaurantes dos campi de Goiabeiras e Maruípe.

O Dia da Cultura Internacional na Ufes será realizado toda última quinta-feira do mês para celebrar as relações de intercâmbio e acordos de cooperação acadêmica entre a Instituição e outros países. A próxima edição será dedicada aos Estados Unidos, país que mais recebe estudantes da Ufes, seguindo da da Itália, em outubro, e Cuba, em novembro.

Texto: Letícia Nassar