Ufes dá as boas-vindas aos estudantes. Veja a programação da recepção institucional

27/02/2020 - 17:22  •  Atualizado 02/03/2020 17:41

"Educação superior é direito social. É direito de todos!” Com essa mensagem, a Ufes recebe os mais de 2.700 novos estudantes que ingressam em 73 cursos de graduação, em seus quatro campi, a partir deste período letivo, que começa no dia 2 de março. O tema escolhido, que será debatido com os calouros na Recepção Institucional, busca discutir a importância e a necessidade das instituições de ensino superior públicas como direito social, tanto para a formação da cidadania, quanto para o desenvolvimento do país.

“Nossa ideia é que o estudante que está chegando à Ufes perceba a importância da Universidade para ele, para a sua formação humana e profissional, e também para o desenvolvimento do Espírito Santo e do Brasil. O estudante que ingressa precisa saber que a Ufes é uma instituição que vem se desenvolvendo e prestando serviço ao longo de mais de 65 anos no campo da tecnologia e do avanço científi co, por meio de suas pesquisas, do ensino e da extensão”, afirma a pró-reitora de Graduação, Zenólia Figueiredo, que proferirá a aula inaugural.

No evento, os estudantes também terão contato com informações importantes para a vida acadêmica, relacionadas às áreas de graduação, extensão e assistência estudantil.  “Além de participar da Recepção Institucional, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania realizará o Seminário de Integração, com uma programação específica destinada aos alunos cadastrados na assistência estudantil”, afirma o pró-reitor
Gustavo Forde.

Programação

A Recepção Institucional será realizada nos quatro campi da Ufes nas seguintes datas: dia 2/3, às 14 horas, no Teatro Universitário, campus de Goiabeiras (Vitória); dia 3/3, às 9 horas, no auditório Rosa Maria Paranhos, campus de Maruípe (Vitória); dia 9/3, às 18 horas, na quadra coberta, campus de Alegre; e dia 12/3, às 14 horas, no auditório central, campus de São Mateus.

Outras ações estão sendo preparadas pelos centros de ensino para apresentar a Universidade e os cursos aos calouros. Para conhecer a programação, o aluno deve fazer contato com a coordenação do seu curso.
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) também oferecerá atividades, incluindo explicação sobre como funciona o movimento estudantil capixaba.

Texto: Lidia Neves