Ufes apresenta boas práticas de tecnologia, informação e comunicação no Forplad

24/06/2016 - 19:03  •  Atualizado 28/06/2016 16:10

A reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad) chegou ao fim nesta sexta-feira, 24, com um saldo positivo. Além da oportunidade de estudar e propor soluções conjuntas para os problemas compartilhados pelas instituições federais de ensino superior, a reunião proporcionou à Ufes a oportunidade de mostrar para os gestores das Universidades brasileiras as boas práticas que estão sendo desenvolvidas na Universidade nas áreas de tecnologia, informação e comunicação.

“Apresentamos no Forplad três projetos da Ufes que estão sendo implementados com excelência: a rede Eduroam (internet sem fio gratuita), o Sistema de Gestão e o Sistema de Gestão de Compras. Durante o evento nós também mostramos o Portal de Transparência da Universidade, que além de poder ser acessado por qualquer pessoa, apresenta todas as operações realizadas dentro da instituição. O Forplad permitiu que tudo isso fosse apresentado aos representantes de diversas Universidades brasileiras, além de representantes do MEC e do Ministério do Planejamento, o que faz com que a Ufes tenha visibilidade nacional em termos de gestão”, afirma o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Anilton Salles Garcia.

O evento teve início na quarta-feira, 22, e foi realizado no auditório Manoel Vereza, localizado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras. O Forplad é um fórum assessor da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), tem caráter permanente e congrega todos os pró-reitores de Planejamento e Administração.

A abertura do Fórum foi presidida pelo reitor da Ufes Reinaldo Centoducatte (foto), e contou com a presença do coordenador nacional do Forplad, Tomás Dias Sant'Ana,e do reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar de Almeida Filho, que ministrou uma palestra sobre o tema “Por uma Universidade Socialmente Relevante”.

“Este é um fórum extremamente importante, pois reúne a estrutura fundamental das universidades, as pessoas que captam os recursos e organizam os orçamentos das instituições. Se os debates que são realizados aqui conseguirem se estender para outros segmentos das universidades, eles ganham uma força política interna muito grande”, pontuou o professor Naomar de Almeida Filho.

Texto: Thereza Marinho, com a colaboração de Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)
Foto: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)