Ufes alerta sobre trotes

14/03/2014 - 19:11  •  Atualizado 17/03/2014 19:07
Compartilhe

Por Thereza Marinho

Quem passa pelos campi da Ufes nos últimos dias pode perceber uma movimentação diferente. Até o dia 18 de março a Universidade estará recebendo os mais de quatro mil candidatos aprovados no VestUfes 2014 que estarão realizando a matrícula para ingresso nos cursos.

Nestes dias, os alunos “veteranos” promovem atividades para os novatos, denominadas trotes. As mais tradicionais são sujar os calouros com tinta, fazer gincanas e colocá-los em fila indiana para passear pelo campus. É opção do calouro querer ou não participar do trote, assim como cabe aos veteranos preservar a integridade física dos novos estudantes e não fazer discriminações de gênero, raça, orientação sexual ou de qualquer outro tipo.

Acolhimento

A diretora do Departamento de Assistência Estudantil da Ufes, Jacqueline Oliveira Silva, destaca que a Universidade não promove os trotes: “A cada inicio de semestre os ingressantes nas universidades vêem-se abordados por grupos de estudantes ‘veteranos’, vinculados ou não as entidades estudantis nos chamados ‘trotes’. Ressaltamos que a Ufes não promove os trotes. Nós entendemos que o momento de ingresso na universidade deve ser especialmente marcado pelo acolhimento e, para isso, estamos preparando uma programação  para receber os ingressantes”.

Segundo Jacqueline, na primeira semana de abril, quando tem início o primeiro semestre letivo de 2014, serão realizadas atividades culturais, de promoção à saúde e de orientação sobre assistência estudantil e direitos sociais. “Vamos instalar tendas no pátio em frente ao prédio da Reitoria, onde as ações serão realizadas. Além disso, vamos promover rodas de conversa e oficinas sobre Democracia e Direitos Humanos”, afirma.