Ufes abre vestibular para licenciatura em Educação no Campo

07/02/2014 - 17:53  •  Atualizado 13/02/2014 14:26

Por Ana Paula Vieira

A Ufes publicou no último sábado, 8, o edital do processo seletivo para ingresso no curso de Licenciatura em Educação no Campo. Em Vitória, são ofertadas 120 vagas, distribuídas igualmente entre as habilitações de Linguagem e de Ciências Humanas e Sociais. Para o campus de São Mateus, também são oferecidas 120 vagas, 60 para a habilitação de Ciências Humanas e Sociais e 60 para a habilitação em Ciências Naturais. As inscrições estão abertas até o próximo dia 23 e devem ser feitas por meio da página da Comissão Coordenadora do Vestibular: www.ccv.ufes.br.

Do total de 60 vagas disponíveis para cada habilitação, 80%, ou seja, 48 vagas, são destinadas a professores em exercício nas escolas do campo da rede pública, a professores ou outros profissionais da educação com atuação em experiências educacionais alternativas de educação do campo e a professores ou outros profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem a ampliação do acesso à educação básica da população do campo. Um total de 12 vagas - correspondente aos outros 20% - é destinado ao público jovem e adulto, residente em comunidades do campo.

A seleção será feita em uma única etapa, constituída de uma prova de redação e provas objetivas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Geografia e História. A prova será realizada nas cidades de São Mateus e Vitória, no dia 23 de março.

Reserva de vagas

Em cada habilitação e categoria, 50% das vagas são destinadas à reserva de vagas – para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública.

A taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$ 60, mas é possível requerer a isenção deste valor até o dia 14 de fevereiro. Basta fazer o requerimento de acordo com as instruções e documentação descrita no edital, por meio de carta registrada endereçada à Comissão Coordenadora do Vestibular.

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital (Veja abaixo) ou na página da CCV: www.ccv.ufes.br.