Ufes 65 anos: ação solidária arrecada doações para pacientes do Hucam

03/04/2019 - 17:52  •  Atualizado 08/04/2019 18:14

A Ufes inicia, a partir desta quinta-feira, 4, uma ação solidária para a arrecadação de alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis (infantis e geriátricas), roupas para recém-nascidos, kits de higiene pessoal e leite em pó (integral e NAN, para recém-nascidos). Todos os objetos recolhidos serão entregues à Sociedade dos Amigos do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Sahucam) para doação aos pacientes carentes.

A ação integra o calendário de atividades em comemoração aos 65 anos da Ufes e será realizada em todos os campi. Qualquer pessoa pode fazer sua doação nos pontos de coleta localizados no prédio da Reitoria (2º andar); em todas as pró-reitorias; na secretaria de todos os Centros de Ensino; na Prefeitura Universitária; e na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes) e da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes).

As doações também poderão ser entregues no dia 5 de maio, quando será realizada, no campus de Goiabeiras, mais uma edição do Domingo de Lazer na Ufes, desta vez com atrações especiais em comemoração ao aniversário da Universidade. Na ocasião, será montada uma tenda no estacionamento ao lado do Teatro Universitário.

A presidente da Sahucam, Sirley Souza Drumond Louro, explica que as doações são dirigidas aos pacientes internados e àqueles que precisam de itens básicos de uso pessoal quando recebem alta hospitalar: “O Hucam é um hospital de referência, que atende pessoas de todo o Estado e até do sul da Bahia que, muitas vezes, não têm condições de comprar coisas básicas, como escova e pasta de dente ou uma sandália de dedo. Para os bebês, a doação de enxoval e de leite é uma grande ajuda”, afirma.

A Sahucam é uma sociedade civil sem fins econômicos, que se propõe a arrecadar recursos para ajudar os pacientes do hospital por meio do Serviço de Assistência Social, tendo como finalidade amparar o paciente nas suas mais variadas necessidades.

O Hucam é o hospital-escola da Ufes, fundamental para a formação dos profissionais da área de saúde. Funciona com 300 leitos, atendendo, gratuitamente, 24 horas por dia, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital realiza cerca de 1.200 procedimentos cirúrgicos e 16 mil consultas por mês.

Programação de aniversário

O aniversário de 65 anos da Ufes é celebrados no dia 5 de maio, mas a comemoração oficial terá início no dia 2 de maio, com o hasteamento da bandeira da Universidade, às 9 horas, no campus de Goiabeiras. Nesse mesmo dia, às 18h30, no Teatro Universitário, haverá o lançamento de um selo filatélico e de um carimbo comemorativos, com a logomarca dos 65 anos. A primeira obliteração (carimbo) do selo será realizada pelo reitor Reinaldo Centoducatte.

O selo ficará sob posse da Ufes, podendo ser usado em correspondências oficiais enviadas pela Universidade, como presente para autoridades e para a composição de coleções filatélicas. O selo não será vendido nas agências.

No dia 5, o campus de Goiabeiras vai abrigar mais uma edição do Domingo de Lazer na Ufes que, além das oficinas e atividades esportivas e culturais gratuitas, contará com outras atrações para que toda a comunidade possa comemorar o aniversário da Universidade. Ao longo do ano, várias atividades acadêmicas e culturais serão realizadas como parte das celebrações dos 65 anos.

Também estarão na programação, ao longo do mês, apresentações especiais da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) no Teatro Universitário, mostras de cinema no Cine Metrópolis e a realização da Feira Literária Capixaba (Flic).

Nos campi da Ufes em Alegre, Maruípe e São Mateus, também haverá atividades comemorativas dos 65 anos. Toda a programação será detalhada nos veículos de comunicação da Universidade.

Texto: Thereza Marinho