Transtornos mentais serão abordados no debate Perspectivas e Desafios em Saúde Mental

04/10/2019 - 18:08  •  Atualizado 08/10/2019 10:03

Os transtornos mentais que podem levar ao suicídio serão abordados no dia 8 de outubro no evento Perspectivas e desafios em saúde mental. Dividido em três painéis, o debate abordará os desafios e as práticas sobre esses transtornos, especialmente a depressão, nas organizações do setor privado e do terceiro setor e nas instituições acadêmicas. O evento será realizado no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras, em Vitória, das 8h às 11h30. Os interessados podem se inscrever gratuitamente (clique aqui).

Segundo os organizadores, estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 90% dos suicidas possuíam algum tipo de transtorno mental, com destaque para a depressão (60% dos casos). Outro estudo aponta que mais de 45% das pessoas deprimidas não são diagnosticadas e, portanto, não fazem tratamento adequado.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis em http://cpc.ufes.br/conteudo/perspectivas-e-desafios-em-saude-mental-um-olhar-sob-os-diferentes-setores.

Os interessados podem se inscrever por meio do endereço https://bit.ly/2kqdzNG.

Confira a programação:

8h - Abertura

8h15 - Apresentação cultural "Unidos contra o suicídio" - Alunos da escola EEEFM São João Batista (Cariacia/ES)

8h30 - Mesa 1 - A necessidade de atenção e cuidado à saúde mental e os seus desafios no setor público e no terceiro setor

Palestra: Centro de Valorização da Vida (CVV)

Palestra: Instituto Psicologia para Todos

Mediador: Robson Melo (Federação das Fundações e Associações do Espírito Santo - Fundaes)

9h30 - Mesa 2 - A necessidade de atenção e cuidado à saúde mental e os seus desafios na educação

Palestra: Ufes - Universidade Promotora de Saúde

Palestra: Faesa Centro Universitário

Mediador: Professor Marcelo Vieira (Centro de Política Comparada/Ufes)

10h30 - Mesa 3 - A necessidade de atenção e cuidado à saúde mental e os seus desafios nas empresas